Em pesquisa realizada com mais de 300 farmácias de médio e pequeno porte no Rio de Janeiro, os criadores do FarmaPrática identificaram que existe uma forte necessidade de implementar vendas online para os consumidores. “Cerca de 87% dos entrevistados afirmaram estar asfixiados financeiramente e demonstraram interesse em ter mais um canal de vendas direta”, afirma Vanessa Araujo, Diretora de Operações da plataforma. Neste cenário, na contramão da crise, surge o FarmaPrática, site de comparação de preços de remédios e produtos farmacêuticos que conecta clientes finais aos estabelecimentos.
“Nosso sistema online facilita a cotação e o pedido de produtos farmacêuticos, diminuindo o tempo e a dificuldade de comparar preços em diferentes farmácias. As pesquisas apontam que a diferença de preços de um mesmo remédio em diferentes farmácias pode chegar a de 200%. O sistema também beneficia o comércio local, ampliando sua visibilidade, e consequentemente as vendas”, afirma Vanessa.
A startup foi criada por três empresários no Rio de Janeiro, e inicialmente vai atender as regiões da Barra da Tijuca, Recreio, Curica e Itanhangá. Até o final de 2017, a expectativa é ampliar a atuação para outros bairros da cidade. De acordo com Fernando Araujo, um dos mentores da plataforma e professor de empreendedorismo e pesquisador do Mestrado em Sistemas de Gestão da UFF (Universidade Federal Fluminense, faltava um mecanismo de compra que pudesse proporcionar aos consumidores comodidade e economia ao mesmo tempo. E que também pudesse contribuir com o crescimento das farmácias de bairro, que não contam, muitas vezes, com estrutura comercial e de marketing como as grandes redes.
“Nossa missão é fazer com que essas farmácias que promovem delivery cresçam, com perspectiva de incrementar as vendas em 40%”, acrescenta Vanessa.
Resemar Silva, proprietário da Farmatrim, localizada no Itanhangá, foi um dos primeiros a aderir ao FarmaPrática. O empresário conta que antes da plataforma, seu único de meio de divulgar a farmácia era através de imã de geladeira e que em pouco tempo utilizando o FarmaPrática, suas vendas tiveram um salto. “A farmácia é localizada dentro de um pequeno centro comercial, com o forte em delivery. Minha equipe responde a todas as cotações brevemente, e já notamos um aumento bem significativo com os pedidos online”, comemora.
Um dos diferenciais da plataforma é não ser somente um ‘aplicativo’, ou seja, não ocupa espaço nos smartphones. “Somos um portal responsivo que pode ser acessado de computadores e dispositivos móveis”, acrescenta Araujo.
Até setembro deste ano, as farmácias que aderirem ao FarmaPrática serão isentas da taxa de comissão sob as vendas. “Queremos que o consumidor tenha acesso a preços dinâmicos, ele pode fazer sua lista de medicamentos fixos, por exemplo, e fazer cotações em dias diferentes até efetivar a compra”, finaliza Vanessa.
COMO PEDIR PELO FARMAPRÁTICA:
Entre no site do FarmaPrática (http://www.farmapratica.com.br/), insira o endereço para consultar as farmácias mais próximas de você. Faça a busca pelos produtos ou medicamentos desejados. Clique em “Minha lista” e defina a quantidade desejada de cada medicamento ou produto adicionado. Depois clique em “solicitar cotação”. Em 5 minutos você receberá a cotação solicitada. Selecione a farmácia desejada e forma de pagamento para finalizar o pedido. O cliente faz o pagamento diretamente para a própria farmácia, no ato da entrega.
SOBRE O FARMAPRÁTICA
O FarmaPrática é um sistema que conecta de maneira fácil usuários finais aos estabelecimentos farmacêuticos para consulta de preços e de disponibilidade de produtos, como medicamentos, perfumaria e higiene pessoal. O sistema oferece a conveniência necessária para o cliente final comparar os preços praticados e solicitar os produtos desejados das farmácias que entreguem na localidade definida. Para as farmácias, a plataforma contribui para a ampliação de suas vendas e de sua visibilidade. http://www.farmapratica.com.br
SOBRE VANESSA ARAUJO
Vanessa Araujo é Engenheira Química formada pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e com especializações na UGF e USP. Possui vivência em iniciativas de empreendedorismo, especialmente em ações junto a Junior Achievement.