O Governo do RJ detalhou nesta segunda-feira (9) o projeto de expansão do metrô, que prevê 31 novas estações, mais 44 quilômetros de trilhos e um túnel sob a Baía de Guanabara até 2032. Com investimento de R$ 28,8 bilhões via Parceria Público-Privada (PPP), a iniciativa busca integrar o transporte na Região Metropolitana, reduzir o tempo de deslocamento e gerar empregos.
Uma das principais frentes é a construção da Linha 3, que ligará a Praça 15, no Centro do Rio, até Guaxindiba, em São Gonçalo, com parada em Niterói.
O novo trecho terá 22 km de extensão, dos quais 3 km serão debaixo da Baía de Guanabara. A estimativa é cavar um túnel entre a Praça 15 e a Cantareira, em Niterói. Será a 1ª ligação metroviária direta entre a capital e outros municípios. O investimento previsto só para essa etapa é de R$ 14,6 bilhões.

Outras propostas de extensão são a ligação Estácio-Praça 15 e a extensão da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes, com pelo menos 5 paradas.
Atualmente, o metrô do Rio conta com 51 km de extensão em 41 estações e transporta cerca de 650 mil passageiros por dia. Com a expansão, o sistema passará de 80 estações.
A estimativa é que os primeiros trechos sejam inaugurados em 2031 e o projeto completo seja concluído até o fim de 2032.
Virada de chave na mobilidade e expansão
Durante a apresentação, o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, destacou que o projeto marca uma virada de chave na mobilidade do estado.
“Vamos conectar o Rio a São Gonçalo e Niterói com um transporte de alta capacidade e conforto. É um sonho antigo que agora começa a sair do papel. A população será a principal beneficiada”, disse Reis.
De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, o projeto tem como principal objetivo encurtar distâncias. “A União de esforços e o que ajuda a melhorar a vida do cidadão que pega o transporte público”, afirmou.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou a importância de investimentos conjuntos da capital com os outros municípios do Grande Rio.
“O Rio tem características administrativas e está integrado às outras cidades da região metropolitana. É preciso integrar as necessidades, potencializando recursos e investimentos”, garantiu.
Licitações em 2026
O investimento será viabilizado por meio de parcerias público-privadas e com investimentos do estado, municípios e BNDES.
As primeiras licitações e contratações para a realização do projeto devem ocorrer no começo do ano que vem.
A Linha entre Estácio e Praça 15 tem previsão de custo de R$ 4,4 bilhões. A Linha 3, que leva o metrô a São Gonçalo, tem custo previsto de R$ 14,6 bilhões. O projeto de extensão entre Jardim Oceânico até o Recreio deve custar R$ 9,8 bilhões.
O projeto
Linha 3: Praça XV- Niterói – Guaxindiba
A previsão do Governo do Rio de Janeiro prevê que a Linha 3 do metrô, ligando Rio, Niterói e São Gonçalo seja a primeira Linha intermunicipal de metrô do estado. De acordo com o projeto, ela terá 28 quilômetros e 15 estações. O poder público não descarta que ela chegue até Itaboraí futuramente.
O projeto prevê que a linha atenda 650 mil usuários por dia e encurte de 2 horas para 40 minutos o tempo de viagem entre Niterói e São Gonçalo.
Por baixo d’água
Segundo o Plano Diretor Metroviário (PDM), o primeiro trecho, interligando as estações Praça 15 e Arariboia, seria executado através de um túnel subaquático escavado sob a Baía de Guanabara. A partir daí, o metrô operaria na superfície.
O projeto de expansão prevê que a estação Guaxindiba seja construída perto da BR – 101, para facilitar a integração entre modais.
Estácio – Praça 15
O trecho entre Estácio e Praça 15 tem previsão de seguir pelo trecho da Rua Frei Caneca e posicionar a Estação Catumbi atrás da Praça da Apoteose.
O projeto prevê acabar com os cruzamentos operacionais nas estações Central e Botafogo, já que os trens da Linha 2 não precisarão mais acessar os mesmos trilhos que a Linha 1. De acordo com o governo do estado, a medida vai reduzir intervalos da Linha 2.

Expansão da Linha 4 até o Recreio
O projeto prevê que o Terminal Alvorada se torne um ponto estratégico de integração, conectando futuras expansões da malha metroviária e integrando a outros transportes, promovendo maior eficiência e acessibilidade à mobilidade urbana na região.
O trecho entre Estácio e Praça 15 tem previsão de seguir pelo trecho da Rua Frei Caneca e posicionar a Estação Catumbi atrás da Praça da Apoteose.
O projeto de expansão prevê acabar com os cruzamentos operacionais nas estações Central e Botafogo, já que os trens da Linha 2 não precisarão mais acessar os mesmos trilhos que a Linha 1. De acordo com o governo do estado, a medida vai reduzir intervalos da Linha 2.
Expansão da Linha 4 até o Recreio
O projeto de expansão prevê que o Terminal Alvorada se torne um ponto estratégico de integração, conectando futuras expansões da malha metroviária e integrando a outros transportes, promovendo maior eficiência e acessibilidade à mobilidade urbana na região.