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Inovar na vocação e no mercado certos é fundamental para o sucesso do negócio

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Segundo pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada dez empresas no Brasil, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade. Das 694,5 mil empresas abertas em 2009, apenas 275 mil (39,6%) ainda estavam em funcionamento em 2014. E mais de 157 mil (22,7%) fecharam as portas após o primeiro ano de funcionamento.

 

Por isso, quem quiser empreender e prosperar nos negócios, precisa reconhecer seus diferenciais e se alinhar com as oportunidades de negócios que estão despontando. Quem investir em seu talento criativo e relacional tem mais chance de se diferenciar no mercado. O consultor de gestão da inovação André Luiz Dametto, faz parte de um grupo privilegiado de empresários brasileiros, de acordo com a pesquisa do IBGE. Neste ano, ele completou 13 anos à frente da ALD Consultoria, empresa especializada em gestão de carreiras que visa apoiar profissionais e organizações a transformar conhecimentos em resultados.

 

Dametto destaca que empreendedores precisam conhecer bem o próprio negócio e o mercado em que atuam para garantir mais anos de portas abertas. “Quem não investir em conhecimento dificilmente vai ter competitividade. É importante fazer pesquisa de mercado e entender as necessidades do cliente, essa inteligência é fundamental para quem quer empreender”, diz ele, que também é professor da pós-graduação de gestão de marketing da UFRJ e coach de carreiras.
O consultor acrescenta que as empresas também precisam aprender a manter o foco no cliente. “Hoje, a concorrência é grande e às vezes ela vem do outro lado do planeta. Os empresários precisam investir em engajar os atuais clientes e dialogar com o mercado. Tem empresário que busca captar clientes novos, mas se esquece de engajar quem já está com ele”, avalia.
Desde 2013 o quadro de pleno emprego e expansão dos negócios vem mudando, e assim os profissionais estão precisando realinhar suas carreiras e estratégias, seja buscando maior produtividade no dia a dia ou novas oportunidades. Visando inovar na forma como oferece o serviço, Dametto tem utilizado ferramentas criativas para revelar as vocações de seus clientes. Além dos tradicionais testes de mapeamento de talentos, o consultor utiliza a astrologia vocacional nos projetos. Segundo ele, ferramentas muito lógicas e cartesianas tornam a consultoria apenas um processo burocrático, e não ajudam realmente as pessoas a assumirem quem realmente são.

 

“É duro mas eu costumo dizer que ou o empreendedor investe preventivamente na sua estratégia ou vai gastar até mais depois com advogados e contadores para fechar o negócio”, provoca o consultor André. “Não se trata mais de uma opção, é um imperativo para o gestor de negócios inteligente”.

 

Dentre os clientes da ALD Consultoria que vem obtendo um crescimento exponencial neste cenário competitivo está a Pop4you, da empresária paulista Fabiana Catapan. Ela iniciou sua carreira como modelo fotográfica e de passarela, depois se graduou em Tecnologia da Informação, mas foi em 2016 que decidiu transformar suas vocações em um negócio no segmento de Moda e Estilo.

 

“O propósito da minha marca é resgatar o feminino das clientes que podem e devem se afirmar no mundo, mas de uma maneira elegante e assertiva”, afirma Fabiana.

 

Atualmente seu canal de vendas e atendimento é feito através do e-commerce e também usa o amplo potencial de divulgação das mídias sociais. Atualmente o desafio da Pop4you é fortalecer a sua marca e expandir a sua plataforma comercial, e por isso encontrou na consultoria do André uma ferramenta prática para reconhecer seus diferenciais e desenvolver crenças positivas para expandir os negócios.

 

“O trabalho do André é maravilhoso, pois de uma forma muito rápida ele consegue perceber quais são nossos principais pontos fortes e de melhoria. É um investimento que todo empreendedor deveria fazer para avançar com mais sentido”, celebra Fabiana.

 

A consultoria de tendências e gestão da ALD Consultoria realiza projetos de autoconhecimento e conhecimento do mercado, usando ferramentas que aumentem a consciência do empreendedor para alinhar suas vocações com as oportunidades e tendências do mercado. O trabalho começa com um diagnóstico do status atual do negócio para então definir os objetivos do projeto. Esse diagnóstico fica entre R$ 5 mil e R$ 20 mil, dependendo do porte do negócio.
Dentre as metodologias utilizadas na consultoria estão o Cool Hunting, o Coaching de Carreiras, o Planejamento Estratégico e a Gestão de Projetos. Além de clientes do segmento de Moda, André já atendeu empreendedores e executivos da mineração, indústria de bens e consumos, ONGs, governos e escolas. Para quem deseja começar essa jornada, André convida o empreendedor a se conhecer, conhecer o mercado e assim o sucesso é garantido. “E lembre-se que há diversas formas de sucesso: cada um tem a sua”, reflete o consultor.

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