O Museu Casa do Pontal acaba de receber sua primeira exposição de arte contemporânea brasileira, a instalação “OSGEMEOS” dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. A obra “O Bunker” está nos jardins e sua visitação é gratuita. A instituição funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h. Para entrar, no entanto, é preciso pagar R$10 e estudantes e idosos pagam meia.
De acordo com a curadora e diretora do museu, Angela Mascelani, a exposição vai trazer a chance de colocar em foco a função transformadora da arte.
– O objetivo de trazer a instalação foi a de valorizar a discussão sobre o papel transformador da arte e a sua aptidão de modificar visões e de anteceder questões. OSGEMEOS revelam para o Museu Casa do Pontal uma intenção crítica. Colocá-la frente a frente com a arte popular, que surge na passagem do rural para o urbano, é uma maneira de debater a cidade.
Os artistas começaram a se identificar com o museu quando quiseram entender mais profundamente a arte popular brasileira.
– A partir do momento em que fomos convidados para elaborarmos uma obra original para o museu, nos focarmos na cultura popular. Optamos então trabalhar com um símbolo forte. “O bunker” conserva e também funciona como um espaço para pensar. A arte motiva e aguça a atenção para diversos temas, muitas vezes já deixados de lado e que devem ser debatidos e respeitados – comentam.
OSGEMEOS no Museu Casa do Pontal
OSGEMEOS são uns dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira. Já passaram por vários países, estiveram na Bienal de Vancouver, há pouco tempo, e pintaram o avião que transportou a Seleção Brasileira ao longo da Copa do Mundo.
O Museu Casa do Pontal atua há mais de 35 anos e seu acervo é tombado pela Prefeitura do Rio, com mais de 8.500 peças de 200 artistas brasileiros feitas a partir do século XX, sendo considerado o maior conjunto de arte popular brasileira.
Em dezembro, a instituição foi escolhida para representar o Brasil no Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. Hoje, ele é patrocinado pela Vale, IRB-Brasil Re e da Petrobras, além de ter parceria institucional do IBRAM, do Ministério da Cultura e da UNESCO.
Serviço
Museu Casa do Pontal
Estrada do Pontal, 3295, Recreio dos Bandeirantes
Tels.: (21) 2490-3278/4013