Recreio e Barra são bairros cheios de prédios. Por onde se passa, lá estão elas: as varandas. Recentemente foi regulamentada a Lei Complementar 145/2014 de autoria do Vereador Carlo Caiado, que permite a padronização do fechamento retrátil desse espaço e um aproveitamento melhor dele. Por conta disso, muita gente agora pensa em como decorar esse cantinho tão especial do apartamento.
O arquiteto Hércules Bassalo, com escritório na Barra, dá a primeira dica: a integração da varanda com os elementos do ambiente interno.
-A integração da varanda com o ambiente interno proporciona um ganho. Para isso, indico usar o mesmo piso utilizado na parte de dentro, utilizar acabamentos uniformes e também os mesmos objetos de decoração – indica.
O fechamento de varandas também é uma opção para quem deseja um clima mais aconchegante e protegido das altas temperaturas e chuvas, mas é preciso ter bastante atenção para não prejudicar o local.
-Quando as cortinas de vidro são usadas, é preciso levar em conta o sistema de refrigeração, a iluminação e a circulação do ar para deixar o ambiente confortável, sem problemas como excesso de calor, por exemplo – comenta o especialista.
Varandas podem ser belos jardins
Outra opção é que as varandas podem se transformar em belos jardins. Nos dias atuais, muitas pessoas buscam a energia, paz e tranquilidade que as plantas são capazes de transmitir. De acordo com a paisagista Kátia Neves, com escritório no Recreio, por menor que seja o espaço é sempre possível transformá-lo em um lugar agradável.
– Pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença, como a opção de iluminar o local, permitindo que ele também seja apreciado à noite. O desejo de criar um espaço verde requer disposição e condições para realizá-lo, mas também é necessário o conhecimento em relação à escolha das plantas, a forma de arranjá-las corretamente e o cuidado com o preparo da terra e da drenagem – explica ela.
Ainda segunda ela, o verde se tornou um fator de grande importância em residências, escritórios e espaços urbanos, impulsionando a construção de jardins em muros e paredes, transformando por completo a área que antes era considerada sem uso.