A Renascer de Jacarepaguá já anunciou que seu enredo para o carnaval 2025 será “Aqualtune: A inspiração forjada em pele preta’”. A escola irá desmistificar a história na Intendente Magalhães e será a segunda escola de samba a desfilar no domingo, dia 2 de março, pela série Prata do Carnaval Carioca.
Aqualtune é uma personagem lendária da história do Quilombo dos Palmares. Ela nasceu no reino do Congo, de linhagem real, e liderou uma parte dos guerreiros na Batalha de Mbwuila (Ambuíla) (1665), o que resultou em sua escravização e deslocamento para a América Portuguesa, no atual Nordeste brasileiro.
O Quilombo foi instalado na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares (AL). Ele integrou, ao lado dos povoados de Ambrósio (MG) e Campo Grande (SP/MG), um dos maiores núcleos de resistência negra do País.
Criado no final de 1590, o Quilombo dos Palmares transformou-se num estado autônomo, resistindo por quase cem anos aos ataques holandeses, luso-brasileiros e de bandeirantes paulistas.
Aqualtune, a princesa guerreira, dedicou sua vida ao desenvolvimento do quilombo e à defesa de seu território contra invasores.
Também foi mãe de importantes personagens na história de luta dos negros pela liberdade: os líderes Ganga Zumba e Ganga Zona, e Sabina, a mãe de Zumbi dos Palmares.
“Após o desfile que fizemos em 2024, precisávamos escolher um enredo com o mesmo nível, com representatividade e que contribuísse com o papel cultural de uma escola de samba na sociedade”, afirmo o carnavalesco da Rodrigo Pacheco.
*Desta forma, vamos exaltar a força da mulher preta através da história de Aqualtune, a força motriz incontrolável que luta por seus ideais”, completou Rodrigo.
Renascer de Jacarepaguá – Ficha Técnica:
Presidente – André Augusto – Dedé
Direção de Carnaval – Victor Rangel, Rogério Lobo e Léo Castro.
Carnavalesco: Rodrigo Pacheco.