Desenvolvido pelos Biólogos e Instrutores de Mergulho Recreativo, Nuno de Azambuja e Eduardo Lima Filho, o Programa Reservalores tem como finalidade resgatar o equilíbrio ambiental na Praia da Reserva e seu entorno. Seus integrantes assumiram a responsabilidade de conscientizar e solucionar os problemas do micro lixo e da sobre-pesca ao lado da população e dos órgãos competentes.
— Desde a adolescência, já realizávamos mutirões de limpeza e retirávamos rede de pesca que estavam próximas à zona de arrebentação das ondas. Em 2008, adquirimos equipamentos de mergulho e começamos a mergulhar no naufrágio workman, na praia da reserva, entre a ilha 23 e 24. Nestes, mergulhos começamos a observar muito lixo oriundo da praia (cadeira de praia, sacos plásticos, guimba de cigarro, artefatos de oferendas religiosas, etc.) e muitos emaranhados de linha de pesca preso aos escombros do naufrágio — Afirma Nuno, que um ano depois decidiu escrever o projeto que recebeu o nome de Reservalores — Recuperando os valores ambientais da praia da Reserva.
A iniciativa está recebendo a adesão dos moradores, que, de acordo com Nuno, há algum tempo não tinham a consciência do mal que o micro lixo representa aos animais marinhos. Além da “parceria” com os locais, empresas também abraçam a causa.
— Até o momento estamos começando parcerias com duas empresas. A AHO, que produz o nosso conteúdo nas redes sociais, e outra de vestuário, a Reserva – com o programa “Rebeldes com Causa”.
As unidades de conservação locais, universidades e organizações civis (ONG’s) também estão a favor do projeto, e a parceria ocorre através da troca de recursos.
Tudo em prol do resgate, da harmonia e do equilíbrio entre o meio ambiente e o Recreio, bairro que notadamente dispõe de vasta natureza.