O principal motivo que faz com que uma empresa tenha sucesso durante tanto tempo são os seus segredos, são eles que fazem com que ela seja única. Nessa matéria, a Utilità revela os seus: o amor com que faz a revista; fidelidade aos leitores; distribuição própria e personalizada; treinamentos das equipes; relações sociais.
Por trás das páginas
Poucas empresas podem comemorar 20 anos, esse privilégio é apenas para aquelas que conseguem se manter e se reinventar ao longo do tempo. Para ter esse sucesso, cada uma delas precisou de alguns elementos que marcaram e marcam a sua qualidade, peculiaridade e eficiência. Com a Utilità, não é diferente.
Criada em 1996 pela então estudante de Comunicação Social Daniela Andrade, a publicação foi o primeiro veículo de comunicação do gênero criado para o Recreio e por aqueles que mais conhecem o bairro, os moradores. Na época, com o êxodo de novos comércios e com o aumento da população local, a revista foi essencial, como é ainda hoje. O primeiro de todos os seus segredos para o sucesso é o amor com que é feita e desenvolvida.
“Vi, por diversas vezes, uma equipe dedicada, fora do horário, embalando revistas, realizando reuniões de pauta, participando de treinamentos, tudo para oferecer um produto sempre melhor para os anunciantes e os leitores – isso é a mais pura demonstração que existe muito amor”, afirma Lucas Chiminazzo, consultor de campo da Marchi Soluções Empresariais e grande amigo da equipe. Lucas destaca ainda quão raro esse comportamento é no mercado.
A busca pela receptividade e a utilidade para os moradores da região é uma das principais preocupações da empresa desde o seu início, o que torna visível o seu diferencial e fideliza os anunciantes e o público leitor.
Lucila Cavaliere, de 71 anos, é moradora do bairro há 38. Uma das primeiras leitoras a receber a publicação, ela relembra as poucas páginas do início e reforça sua fidelidade à marca ao dizer que acredita não existir outra revista que tenha suplantado a Utilità.
Outro dos segredinhos está na forma de entregar a revista. Para chegar às casas de milhares de leitores, o guia tem um esquema de distribuição feita pelas mãos da própria equipe, sem terceirização. A distribuição mensal é feita desde o Pedra de Itaúna até o Maramar, passando pela orla e alguns endereços de Vargem Grande. Com uma tiragem de 25 mil exemplares, há cerca de um exemplar disponível para cada 4 moradores do bairro, em uma população de mais de 82 mil pessoas.
“O que é mais interessante na distribuição é a alegria das pessoas quando recebem nossa revista. Elas falam que isso é muito importante em suas rotinas! Passamos na rua distribuindo e as pessoas pedem a revista”, revela Marco Aurélio, funcionário da empresa e um dos responsáveis pela distribuição.
Para oferecer um serviço de qualidade e fortalecer ainda mais a confiança dos moradores, a Utilità investe em treinamentos para os colaboradores. Ao longo desses vinte anos, contamos com a ajuda da consultora Jacqueline Miranda e das empresas Marchi Soluções Empresariais e Instituto Tânia Zambon, ITZ. O contato e a troca de experiências fizeram com que os consultores observassem o diferencial da Utilità.
“Ela tem um nível altíssimo de organização, além de ser um serviço útil para a nossa comunidade”, destaca Jacqueline Miranda. Já Anderson Martins, da Marchi Soluções Empresariais, destaca a receptividade dos funcionários: “Acreditamos que, por ter sido algo novo e diferente, a receptividade foi ótima, assim como a participação assídua nos processos e treinamentos. Fizemos muitas atividades que exigiam a espontaneidade dos participantes e o retorno sempre foi positivo. A cada treinamento, percebíamos a desenvoltura dos mais tímidos e a contribuição dos mais desinibidos”.
O consultor de desenvolvimento pessoal da ITZ também destaca os diferenciais que observou ao ministrar o curso. “A principal característica que vimos na Utilità é a maneira como serve ao bairro e o carinho especial que tem por ele e pelos anunciantes. Isso eu posso te garantir que não tinha visto em lugar nenhum”, revela Victor Hundertmarck.
Para trabalhar bem e oferecer o melhor para os anunciantes, o ambiente também precisa ser acolhedor e motivacional. Trabalhar com a família é uma das possibilidades da instituição e essa é mais uma das suas características. Vera e Guilherme Maia, por exemplo, são mãe e filho e durante algum tempo compartilharam também o ambiente de trabalho.
“No geral, foi uma experiência enriquecedora! Pude fechar a parceria com minha mãe e a empresa com chave de ouro! No meu último mês na Utilità, minha mãe e eu conseguimos juntos um contrato de cinta. A lembrança dessa vitória me acompanhará por toda a vida”, afirma Guilherme. Vera faz coro: “Ele pode viver, na realidade cotidiana, o meu ganha pão”.
E não para por aí: entre os corredores da empresa, até casais já foram formados. Um dos exemplos é o casal Pedro Barboza e Gabriela Martins, funcionários da empresa há cinco anos.
“A gente costuma imaginar que é complicado trabalhar com o parceiro, mas, na verdade, na empresa ele é como todos os outros colegas. Essa divisão facilita o convívio no ambiente empresarial e pessoal. E o ambiente acolhedor e familiar da Utilità favorece qualquer relacionamento, seja entre companheiros, amigos ou colegas de trabalho”, afirma Gabriela.
Já com Wilson César Pinto, o primeiro encontro com a atual esposa, Silvana, foi diferente. Ele, designer gráfico da revista em 2005, conheceu Silvana nos corredores do prédio, onde ela mantinha um escritório.
“Ela não trabalhou na empresa, mas a instituição foi a mediadora desse encontro. Estamos juntos desde então. Foi em meados de 2005 que começamos a namorar. Então, são 11 anos de estrada”, revela Wilson.
Entre amigos, amores e familiares, a construção de um ambiente acolhedor é diária e faz parte dos aspectos que diferenciam a Utilità de outras empresas. Somado à preocupação com os leitores, ao cuidado com o treinamento dos funcionários e à distribuição personalizada, só podia dar um resultado: uma empresa original e empenhada em crescer ainda mais.
OS SEGREDOS DA UTILITÀ
Amor
A Utilità é feita do Recreio para o Recreio. Seu objetivo principal sempre foi acompanhar o crescimento da região de uma maneira personalizada para os próprios moradores.
Fidelidade aos leitores
Desde a primeira edição, a empresa fez questão de entregar o melhor produto aos seus leitores. A preocupação pela qualidade fez com que cada vez mais moradores acreditassem na credibilidade das páginas.
Distribuição própria
A distribuição das edições é feita de maneira personalizada e entregue pelos funcionários da própria empresa.
Relações sociais
O ambiente é conhecido por proporcionar a proximidade das pessoas e celebrar as amizades. A instituição acredita que é uma das forças que a regem.