Academias, empresas, condomínios. Todos estão preocupados com a sustentabilidade, querem aproveitar o que a natureza pode proporcionar, sem ter de esgotá-la. Aqui na região, não faltam exemplos.
Preocupado com o crescimento desordenado na região que modificou a paisagem, o professor de Educação Física Antônio Santos se preocupou em fazer a sua parte quando abriu a academia Acqua Fitness, no Recreio, há 17 anos. Um exemplo é a água usada por lá, que é aquecida através das placas instaladas no telhado.
-Modernização hoje está relacionada ao pool de serviços que uma empresa oferece e aos cuidados com o meio ambiente. A academia tem quatro piscinas salinizadas e três delas utilizam aquecimento solar. Em dias de sol, a economia é de 100% da energia necessária para aquecê-las. Moderno é ter responsabilidade ambiental, é usar a tecnologia em prol do meio ambiente e da saúde – afirma Santos.
Outro exemplo de uso da sustentabilidade a favor dos negócios é a Ecobalsas, empresa especializada em transporte aquaviário, que tem diversas balsas que atendem condomínios da região. Ela trouxe para a Barra da Tijuca a primeira balsa movida a energia solar fotovoltaica do Brasil, conforme explica o diretor da empresa, Geoges Bittencourt.
– Os grandes benefícios dessa balsa são os seguintes: emissão zero de poluentes, não utilização de combustível fóssil, 100% sustentável e completamente integrada ao meio ambiente – afirma ele.
Com tecnologia alemã, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por mês, a embarcação deixa de consumir mil litros de combustível. O investimento foi de aproximadamente R$ 150 mil. A ideia é ter somente balsas sustentáveis no futuro.
– A intenção é fazer a troca gradativa por balsas movidas por energia solar. A empresa mantêm contato com a Escola de Engenharia da UFRJ, que desenvolveu a balsa ecológica – comenta ele.
Sustentabilidade até na moradia
O novo bairro planejado na Barra, o Ilha Pura, em construção pelas incorporadoras Carvalho Hosken e Odebrecht Realizações Imobiliárias, procura usar racionalmente os recursos e reduzir o impacto ambiental, segundo Maurício Cruz Lopes, diretor geral de Ilha Pura.
-Os moradores vão viver em um local sustentável. Tudo o que adotamos está adequado com as tecnologias modernas mais avançadas de sustentabilidade. Pensamos em minimizar o impacto ambiental no entorno e otimizar ao máximo o uso de recursos naturais – esclarece.
Alguns exemplos de sustentabilidade em Ilha Pura: uso de madeira nativa certificada, reutilização de resíduos durante a construção, gestão de água e energia, tratamento e reuso de águas cinzas (vindas de uso doméstico, como lavar roupas e tomar banho) para irrigação do parque, reposição da água dos lago; uso de lâmpadas LED e muito mais.