De simples diários pessoais a uma verdadeira mudança nos meios de comunicação. Com uma escrita pessoal e um ar de conversa de velhos conhecidos, os blogs são os preferidos de muita gente para conseguir qualquer tipo de informação. Por trás dos textos, estão eles, os escritores da nossa era. Mas o que faz uma pessoa virar blogueira?
A moradora do Recreio e jornalista, Débora Oliveira, é dona do recém-criado Não Sou Musa Fitness. Ela conta que tudo começou quando quis compartilhar sua experiência de emagrecer 20 kg em nove meses, sozinha e sem dietas restritivas. Na sua opinião, o que a fez escrever para blog é o gosto pela escrita. Ainda iniciando a atividade, ela reconhece que o que dá certo é se realizar, acima de tudo.
– Se você se realiza fazendo isso (eu adoro!) e passa uma verdade que pode mudar alguma esfera da sociedade ou mudar a vida de alguém, eu acho muito válido – comenta ela.
Outro exemplo acontece com a bióloga Patrícia Tayão, que adora viajar. Ela mergulhou de cabeça nesse mar de informações chamado internet e encontrou uma paixão: escrever. Desde que seu filho Isaac nasceu, em 2005, ela e seu marido buscavam dicas em sites sobre viagens com crianças, mas o casal reparou que existia uma distância entre as fotos dos lugares indicados e a realidade. Fora isso, as programações para os pequenos eram todas na Zona Sul e como ela mora na Zona Oeste, queria conhecer outras alternativas. Foi assim que nasceu o Viajar Hei, um blog com dicas para a família se divertir, tanto na Cidade Maravilhosa, quanto fora. Hoje, ela não vive sem ele e conta que a vontade de dividir conhecimento é sua grande motivadora.
-Blogar é minha paixão. Meu maior objetivo ao escrever é dar ao leitor as dicas que eu mesma procurei e não encontrei à época da viagem/passeio. Informações simples de como chegar de transporte público, horários das atrações são informações importantes, mas muitas vezes negligenciadas em muitos posts que leio por aí – comenta ela.
Para a publicitária Fabiana Monte, dona do Viver Light, escrever para blogs é uma maneira de realizar o que acredita.
– Acho um blog uma forma fantástica de exercitar o processo de criação completo, isto me estimulou muito a embarcar neste projeto. Não enxergo o blog como uma brincadeira, para mim, é o início de um empreendimento. Invisto e acredito no que faço – comenta ela.
Escrever para blogs: paixão que se profissionaliza
A paixão pelos blogs somada à necessidade de transmitir boa informação para a blogosfera trouxe a ideia da criação do Workblog, um evento que discute temas como redes sociais, novas ferramentas, entre outros. As idealizadoras, a moradora da Barra Mari Siqueira e sua amiga Thálassa Coutinho trabalham com assessoria comercial e Marketing Digital, o que deu respaldo à dupla para tocarem o projeto.
– Eu entrei no mundo dos blogs por gostar muito de escrever e compartilhar as coisas. Quem quer ganhar a vida com blog deve amar blogar! Não entre nesse mundo pensando em ganhar dinheiro, isso é conseqüência e tenha paciência e muita dedicação, sua hora vai chegar – indica Mari.
Para quem quer conhecer ainda mais este universo, fica a dica:
– O próximo Workblog será dividido em dois dias: 11 e 18 de abril, das 13 às 18h no WPlace, em Ipanema. O investimento será de R$450 – convida Thálassa.