A primeira novela brasileira baseada na bíblia, produzida e exibida pela Record, “Os Dez Mandamentos”, tem estreia prevista para a próxima segunda-feira, dia 23, às 20h30. Ela contará com cerca de 30 personagens que serão caracterizados por um vizinho nosso: o diretor artístico da Makevator e colunista de Utilità, VaváTorres. O morador de Vargem Pequena será o supervisor de caracterização da trama e conta com mais detalhes sobre o seu trabalho.
– São cerca de 30 personagens na novela, temos 30 profissionais em nossa equipe, entre caracterizadores, maquiadores e cabeleireiros. Um trabalho que dura, em média, 12 horas por dia para ser feito – comenta ele.
Entre os principais atores que vão passar pelas suas mãos estão Guilherme Winter, que interpretará Moisés e será envelhecido 90 anos, Paulo Gorgulho (personagem Anrão), Eduardo Lago (Disebek), Juliana Didone (Leila), Petrônio Gontijo (Arão), entre outros.
Maria Ceiça e Vavá Torres
A atriz Maria Ceiça faz parte do grupo de 30 artistas que serão caracterizados por Vavá Torres. Ela interpretará a personagem Nayla, segunda esposa do faraó Seti e terá de ficar careca, pois as egípcias raspavam os cabelos para se diferenciarem das hebreias e as nobres e mais importantes ainda usavam perucas para reforçar essa distância. O maquiador conta que para deixá-la desse jeito são necessárias de duas a três horas por dia. Para se ter uma ideia, ele explica como é feita a colocação da careca.
– Se a modelo tiver cabelo comprido, é necessário fazer uma touca com gel para que fique bem rente à cabeça e colocar uma rede fina em volta. Colocamos uma touca de látex na cabeça da atriz e vamos recortando modelando a costeleta, nuca.
Com uma pinça, a borda da touca de látex é suspensa e colada com cola medical. Em seguida, com a pasta de pros aide, toda a borda da touca é nivelada.
Agora a touca é colorida dando a mesma textura da cor da pele da atriz.
A finalização é feita colocando um pó translúcido para fixar a maquiagem na touca.