Os animais de estimação são mais do que apenas criaturas fofas com as quais gostamos de passar o tempo. Afinal, há uma razão pela qual as pessoas costumam descrever seu gato ou cachorro como parte de sua família: eles nos fazem sentir melhor quando estão por perto, tanto física quanto emocionalmente.
“Os gregos antigos descobriram que os cavalos pareciam levantar o espírito daqueles muito doentes. Os gatos que dominaram o Egito, se espalharam pelo Mediterrâneo e pela maior parte do Velho Mundo por volta de 1500 aC. e provavelmente tinham comportamentos que o tornavam atraentes para os humanos, como sociabilidade e mansidão”, explicou.
Se você é dono de um pet, provavelmente já sabe o conforto e companheirismo que um animal de estimação traz. Dentre os benefícios mais comuns que os pets nos proporcionam podemos destacar: o aumento dos nossos níveis de dopamina, serotonina e oxitocina, hormônios que nos fazem sentir bem ou felizes;
O alívio na sensação de solidão, sendo ótimos companheiros; Podem ajudar a diminuir sua pressão arterial; Reduzem o estresse e a ansiedade; Podem reduzir sentimentos de depressão, e nos estimula a fazer exercícios.
* Artigo publicado pela colunista Leila Cristina, psicanalista.