Como cuidar da saúde dos cabelos? A tricologia explica

Faço parte de um ramo da dermatologia que estuda os pelos, cabelos e couro cabeludo.  O médico tricologista é capaz de diagnosticar problemas que afetam toda essa região e a haste (fios), buscando sempre tratamentos específicos para prevenir ou corrigir esses problemas.

Muitas pessoas têm se preocupado em cuidar mais dos fios para além da aparência. E, realmente, é importante estar sempre atento aos sintomas e anormalidades com os fios, que podem ser:

– Queda dos fios em excesso ou em tufos;

– Diminuição do volume;

– Aumento do frizz;

– Enfraquecimento dos cabelos;

– Oleosidade excessiva com ou sem surgimento de caspa;

– Infecções, inflamações, dor ou ardência no couro cabeludo.

Cabelos - É importante estar atento à saúde dos cabelos e procurar bons profissionais que possam auxiliá-lo em cada processo.
É importante estar atento à saúde dos cabelos e procurar bons profissionais que possam auxiliá-lo em cada processo.

O médico tricologista vai iniciar através de uma anamnese detalhada (que é uma conversa em busca de fatos em seu histórico pessoal e familiar), que possam estar relacionados com a sua queixa.

Em seguida é realizada a tricoscopia, um exame realizado no couro cabeludo, de maneira indolor e não invasiva.

A técnica faz uso de um equipamento chamado dermatoscópio, que aumenta a visão de 20 a 200 vezes, permitindo uma avaliação microscópica das hastes pilosas e do couro cabeludo.

Dessa forma, o médico visualiza detalhadamente as estruturas dos fios e pode estudar as causas de maneira eficiente, o que não poderia ser feito a olho nu.

Atualmente, a maioria dos especialistas considera a tricoscopia essencial na consulta de um paciente com queda de cabelo. Após essa avaliação, o médico tricologista pode ou não solicitar exames complementares para auxiliar no diagnóstico.

Quanto antes feito o diagnóstico certo, mais rápido pode se iniciar o tratamento, com maior chance de se obterem bons resultados. Por isso é importante estar atento à saúde dos cabelos e procurar bons profissionais que possam auxiliá-lo em cada processo.

* Artigo publicado pela colunista Lívia Maria Camargo, médica tricologista e CEO da Clínica Dra Lívia Maria Camargo e Mar Spa Capilar.

É formada pela Universidade Gama Filho, com especializações em dermatologia, estética, laser e cirurgia dermatológica pelo Hospital da Gamboa Santa Casa de Misericórdia, no Rio.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!