As funções executivas são as habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações. Esse tema propõe entender melhor como elas desenvolvem seu papel e o impacto na vida social, afetiva e intelectual desde a infância.
As funções executivas são processos que apoiam muitas atividades diárias: o planejamento, o raciocínio, a concentração e a inibição comportamental; em parte, devido ao fato de unir os centros de controle da percepção, da emoção e o desenvolvimento motor ligados em outras partes do cérebro.
O controle executivo sugere que o desenvolvimento do funcionamento executivo está intimamente relacionado ao amadurecimento do córtex pré-frontal.
Uma implicação disso é que os desafios básicos do dia a dia serão grandes: interromper uma atividade e passar para outra, planejar com antecedência, fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, concentrar-se por longos períodos de tempo.
O estudo das redes cerebrais e de desenvolvimento pode oferecer um caminho útil para quantificar a relação entre o desenvolvimento cerebral e o amadurecimento do funcionamento executivo.