A permeabilidade intestinal causada pela exposição ao glúten dificulta o bom aproveitamento da vitamina D e, por isso, está entre as deficiências mais comuns em pacientes com doença celíaca.
Níveis reduzidos de vitamina D podem comprometer a saúde óssea, provocando a redução na densidade mineral do osso, podendo desenvolver osteoporose, além disso, a vitamina D está diretamente ligada as funções cerebrais, saúde articular, saúde cardiovascular e ao sistema imunológico.
Primeiro de tudo você precisa procurar um médico ou um nutricionista para saber se os níveis estão dentro do esperado, dependendo do resultado, será necessário entrar com suplementação, ingerir maior quantidade de alimentos fontes de vitamina D, e se expor mais ao sol.
Alimentos fontes de vitamina D: carnes, peixes, sardinha, salmão, ovo, leite, queijos, cogumelos etc.
* Doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.
* Artigo da colunista Gisele Salles, Nutricionista Clínica Funcional (@gisallesnutri). Atendimento online. Clique aqui e entre em contato!