Matérias e Colunas

Maria Flor responde bem ao tratamento contra câncer raro e agressivo

A notícia da cura do menino belga Lucas Jemeljanova, de 13 anos, diagnosticado com o câncer raro e agressivo glioma intrínseco difuso (DIPG) aos seis anos, reforçou a esperança e a fé dos pais da menina Maria Flor, de seis anos, Stanley Silva e Juliana Dantas.

A família de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, luta desde o final de 2022, quando foi fechado o diagnóstico DIPG, por médicos particulares e por profissionais do Instituto estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN).

Com uma mobilização grande e constante, promovendo vaquinha eletrônica, várias rifas e vídeos de cantores, humoristas, ex-jogadores de futebol, a criança está no estágio quatro do tratamento, através de um estudo de fase três, realizado no Institute Baptist Health South Florida, nos Estados Unidos.

Maria flor
Maria Flor, de seis anos, participa do estudo de fase três, realizado no Institute Baptist Health South Florida, nos Estados Unidos.

Juliana Dantas conta que a Maria Flor está levando uma vida normal. Ela acredita que a medicação ONC 201 está promovendo benefícios para a filha. Segundo Juliana, a menina está levando uma vida bem próxima do normal. “Minha filha voltou a fazer tudo. Está indo ao colégio, brinca, anda de bicicleta, está mais alegre”, destaca. Juliana disse que o estudo em que a Maria Flor está participando é diferente do realizado na França. “O tratamento nos Estados Unidos atua para neutralizar, parar o crescimento do tumor. Já o caso menino Lucas trabalha na diminuição do câncer. Graças a Deus o tumor do Lucas sumiu! É um milagre”, considera Dantas.

Stanley e Juliana estão sempre atentos às novidades da medicina. Inclusive, Juliana destaca que o médico Sérgio Cavaleiro é muito conceituado nesse segmento da medicina oncológica. “Ele é um dos melhores que encontramos. Recentemente, o Dr Sérgio veio de intercâmbio, em Nova Iorque, sobre o medicamento ONC 201. O especialista avaliou que a medicação com que a Maria Flor está sendo tratada é o estudo mais promissor. A respeito da possibilidade de cirurgia, o médico disse para esperar um pouco mais para acompanhar o tratamento da Maria Flor com o ONC 201. A situação atual é que o tumor está parado, estabilizado. Esse é o progresso”, conta.

O progresso em busca da cura da Maria Flor deixa os médicos americanos impressionados. “A equipe médica fica muito feliz e impressionada com o atual estado da Maria Flor, porque o estudo está dando certo, e ela está sem grandes sequelas. A única sequela que ela tem é uma paralisia parcial que, hoje, na verdade, ela tem uma paralisia no olhar. Por exemplo: quando ela quer olhar para o lado, a Maria Flor tem que levar a cabeça junta, porque o olho não vai sozinho, mas com a diminuição do tumor isso vai voltar ao normal. Os médicos ficam muito felizes e querem vê-la constantemente e pedem que a gente mande vídeos dela. É muito interessante o carinho deles com a Maria Flor”, comenta Dantas.

Sem hesitar, Juliana Dantas afirma que a cura do menino Lucas Jemeljanova atua como se fosse uma luz no fim do túnel. “Essa luz no fim do túnel virou um holofote, mas eu ainda creio que o Lucas é um milagre, porque ele foi o único do estudo que ficou curado totalmente. Sete outras crianças no ensaio clínico foram consideradas como respostas prolongadas, depois de não terem recaídas durante três anos após o diagnóstico, mas apenas o tumor do Lucas desapareceu completamente”, recorda.

Para a Maria Flor continuar seguindo com o tratamento nos Estados Unidos, a família pede para que todos continuem comprando mercadorias na lojinha virtual e também as inúmeras rifas. As doações da vaquinha virtual pararam completamente.

“Quando os jornais O Globo, Extra e O Dia publicaram matérias sobre a Maria Flor, houve bastante doações para a vaquinha virtual, mas, hoje, não há mais doação. Todo mês precisamos ir aos Estados Unidos buscar a medicação. É o ONC 201 que segura o tumor”, conclui Dantas. Para ajudar no tratamento da Maria Flor, acesse o site rifa solidária da Maria Flor: Salmos 91 / 23 – Leiam (google.com).

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!