A Sarcopenia é a perda da massa muscular, da força e das funcionalidades relacionadas a idade, e pode mudar de forma significativa a qualidade de vida de um idoso, já que está diretamente envolvida em aumentar risco de quedas, limitações físicas, e também em alterações metabólicas.
Embora saibamos que o sedentarismo nessa fase pode acelerar esse processo, a sarcopenia também é vista em idosos ativos, em graus mais leves claro, mas podemos nos utilizar de estratégias nutricionais, juntamente com atividade física regular, e até o uso de fármacos para tentar reduzir significativamente esse processo.
O Ministério da Saúde preconiza a ingestão mínima de 0,8g de proteína por kg de peso corporal), ou seja, uma pessoa com 70kg deve ingerir em torno de 56g de proteína diariamente (animal ou vegetal), caso não tenha contraindicação.
Lembrando que nada disso é uma verdade absoluta, cada caso é um caso, e que todo tratamento deve ser orientado e acompanhado por um profissional de saúde especializado nesse assunto.
* Artigo dacolunista Gisele Salles, Nutrição Clínica Funcional (@gisallesnutri) Clique aqui e entre em contato!