O rastreamento de sinais de alerta para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a sua identificação precoce, obtida através da Avaliação Neuropsicológica, é fundamental para permitir o acesso da criança a programas de intervenção em um momento crítico do seu desenvolvimento, a saber, os primeiros anos de vida.
Porém, com o aumento crescente da prevalência mundial do TEA e com a escassez de instrumentos reconhecidos no Brasil e de baixo custo, principalmente na rede pública de assistência, acredita-se que a construção e validação sistemática de instrumentos com propriedades psicométricas reconhecidas para avaliação clínica de crianças com suspeita de TEA seja fundamental.
Verificou-se que as habilidades de atenção compartilhada (iniciativa e resposta), imitação, brincadeira simbólica, bem como os referentes aos movimentos estereotipados de mãos e de corpo, discriminaram os dois grupos. Sendo assim, identificaram-se propriedades psicométricas significativas, apontando para o potencial uso do instrumento na avaliação de crianças com TEA.
* Artigo da colunista Leila Brand Silva, psicopedagoga que atende no Recreio.