Matérias e Colunas

Pilar Caliari, psicológa e psicanalista, estreia como colunista

Pilar Caliari estreia como colunista

Foi com grande alegria que recebi o convite da Daniela Andrade – idealizadora da Utilità – para ser colunista desse portal. Sinto uma gratidão enorme em contribuir com essa empresa que admiro e acompanho há tantos anos. Neste primeiro artigo contarei um pouco da minha trajetória como psicóloga e como realizo meus atendimentos. Sou Pilar Caliari, psicológa e psicanalista.

Minha trajetória com a psicologia começou antes da graduação como paciente na minha própria análise. O acolhimento e as mudanças que tive nesse período consolidaram a escolha pelo curso e em 2017 ingressei na PUC-Rio para cursar psicologia. Foram 5 anos dedicados aos estudos e ao ganho de experiência com diferentes públicos, desde jovens até idosos. Fui integrante do projeto de iniciação científica com a temática sobre adoção e parentalidade, trabalhei com oficina para memória e cognição, com transtorno mentais, transtornos adictivos, projetos sociais e atendimento clínico.

Ainda na graduação, decidi atuar na clínica pelo viés psicanalítico devido a minha trajetória como paciente e pela identificação com o método. Com o diploma em mãos iniciei meus atendimentos clínicos de adolescentes e adultos, primeiramente no formato online, e dei continuidade aos estudos com cursos de extensão na PUC-Rio e na Sociedade de Psicanálise da Barra. Em seguida iniciei minha pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise pelo Instituto ESPE.

Atualmente realizo atendimentos presenciais no Recreio dos Bandeirantes e online para adultos e adolescentes, estou finalizando a pós-graduação, sou psicóloga do Instituto Cultural Freud e permaneço em contínuo aprimoramento. Já são mais de 700 atendimentos e mais de 3.000 horas dedicadas a capacitação profissional para manter a qualidade do meu serviço.

O tratamento psicológico é para todos que estão sofrendo com os desafios da vida e desejam ressignificar sua dor. O atendimento psicanalítico propõe uma atuação singular com cada paciente, priorizando sua individualidade. Ele utiliza da fala como a principal ferramenta para recontar e ligar novos pontos dentro da história de cada paciente. Quando falamos, nos ouvimos e então podemos entender o que desejamos.

Te convido a entrar no meu site – pilarpsicologa.com – para conhecer mais do meu trabalho e ler publicações minhas sobre a temática da saúde mental. Cuidar da saúde mental é também cuidar do seu corpo e dos seus relacionamentos. Não é fácil dar o primeiro passo, mas eu estou aqui para te acompanhar. Vamos juntos nessa caminhada?

Para falar comigo, só enviar mensagem para o (21)990921461 ou pilar.caliari@hotmail.com. Me acompanhe também no Instagram: @pilar.psi.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!