Avaliação e reabilitação das sequelas pós Covid-19

É sabido que a Covid-19 afeta principalmente os pulmões, mas outras sequelas podem se desenvolver alguns meses após a reabilitação da infecção pelo coronavírus, mesmo nos casos mais leves da doença. Há sequelas que envolvem outros órgãos do corpo, é o que apontam alguns estudos e revistas científicas.

É sabido que a Covid-19 afeta principalmente os pulmões, mas outras sequelas podem se desenvolver alguns meses após a recuperação. Consulte um especialista no Recreio.
É importante consultar o médico para que seja feito o diagnóstico.

Podemos citar, por exemplo: enrijecimento do pulmão, insuficiência renal aguda, refluxo gastroesofágico, conjuntivite, inflamação na tireoide e sistema neurológicos.

Algumas pesquisas recentes sugerem que as sequelas podem ser resultado de uma inflamação intensa causada pelo vírus SARS-CoV-2 ou mesmo devido a alguma outra doença pré-existente, que se manifesta após a infecção pelo coronavírus.

Importância da reabilitação

Ainda não se sabe ao certo a causa exata das sequelas da COVID-19, no entanto, os estudos feitos até o momento relatam que durante a infecção o corpo produz uma grande quantidade de substâncias inflamatórias.

É importante consultar o médico para que seja feito o diagnóstico e, assim, iniciar o acompanhamento de acordo com os sintomas específicos e de forma individualizada.

Caso apresente dor de cabeça, ansiedade, pânico, depressão, insônia, inflamação no cérebro, AVC, confusão mental, delírio, tontura ou convulsões, marque uma avaliação neuropsicológica e agende um tratamento com neurofeedback.

O quanto antes detectar, tratar e reabilitarsuas funções neurológicas nas sequelas pós Covid-19, mais rápido será sua melhora e qualidade de vida.

* Artigo publicado pela colunista Leila Brand Silva, psicopedagoga que atende no Recreio.

Clique aqui e entre em contato!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!