Matérias e Colunas

Sua boca é uma fofoqueira (e isso é ótimo para a sua saúde)

Se as paredes falassem, elas provavelmente não teriam tanto a dizer quanto a boca de um paciente. Sentado na minha cadeira, muitas vezes descubro coisas antes mesmo de a pessoa começar a contar. Não, eu não tenho uma bola de cristal ao lado do meu “motorzinho”.

A verdade é que a sua boca é uma tremenda fofoqueira. Ela me conta se você anda estressado, se sua dieta mudou e até como anda a sua hidratação. E o melhor: ouvir essas “fofocas” é um dos jeitos mais eficientes de cuidar da sua saúde geral.

O detetive do estresse

Sabe aquela dorzinha de cabeça chata no fim do dia? Ou acordar com os músculos do rosto cansados? Muitas vezes, a culpada é uma noite de sono agitada, onde você, inconscientemente, rangeu ou apertou os dentes. Eu vejo os sinais: pequenos desgastes nos dentes que funcionam como um relatório detalhado sobre aquela entrega de projeto no trabalho ou a preocupação com as contas.

Sua boca me conta que você está sobrecarregado, e juntos, podemos proteger seus dentes (e sua cabeça) desse estresse todo.

Boca
A boca está conectada com todo o resto do seu organismo

O repórter nutricional

Você decidiu cortar o açúcar? Suas gengivas me contam, ficando mais saudáveis e menos inflamadas. Deu uma exagerada nos refrigerantes ou isotônicos? Pequenas manchas ou áreas de erosão no esmalte dos dentes podem entregar o segredo. A boca é um reflexo quase imediato dos nossos hábitos alimentares. Ela não julga, apenas mostra os fatos. E com essas informações, posso dar orientações simples para você aproveitar o que gosta sem sabotar seu sorriso.

O alerta de saúde que ninguém vê

Essa é a fofoca mais importante de todas. Gengivas que sangram com frequência podem não ser apenas um sinal de falta de fio dental. Às vezes, elas são um dos primeiros alertas para condições mais sérias no corpo, como diabetes descompensado ou até mesmo um risco aumentado para problemas cardíacos. A boca está conectada com todo o resto do seu organismo. Cuidar dela é como fazer uma manutenção preventiva na máquina mais importante que você possui: seu corpo.

Então, da próxima vez que você se sentar na cadeira do dentista, fique tranquilo. Não estamos aqui para julgar ou arrancar confissões. Pense em nós como parceiros que aprenderam a falar a língua secreta da sua boca.

Que tal agendar uma conversa com a sua? Ela pode ter coisas surpreendentes para contar sobre você. E ouvir o que ela tem a dizer é um dos maiores gestos de autocuidado que existem.

InShot 20250716 105003979 150x150.jpg 2Dra. Bárbara Galdeano é cirurgiã-dentista com mais de 20 anos de experiência clínica. Fundadora da Galdeano Odontologia & Saúde, é idealizadora do Programa ECOA, um modelo de atenção odontológica focado na prevenção, acolhimento e educação do paciente.

Reconhecida por sua atuação ética, humanizada e atualizada com as inovações da odontologia digital, acredita que a saúde bucal é parte essencial da saúde geral e deve ser promovida com proximidade, escuta e propósito.

Para conhecer você pode ligar para o Whatsapp: (21) 98135-0401

Acessar o Instagram: https://www.instagram.com/galdeanoodontologia ou o site www.galdeanoodontologia.com.br

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!