Matérias e Colunas

Espaços de incentivo à leitura

Em época de smartphones e tablets, os livros, aos olhos de muita gente, podem parecer pouco atrativos. Para tentar reavivar o interesse dos adultos e trazer as novas gerações para o universo da literatura, muitos projetos e programas de livrarias buscam estimular o consumo e compartilhamento de textos.

Espaços de incentivo à leitura

Em 2006, o famoso slogan “Sorria, você está na Barra” serviu de inspiração para batizar o movimento cultural POVEB – sigla que significa “Poesia, você está na Barra”. Mensalmente, sempre na primeira sexta-feira do mês, o grupo promove sarais para declamar e recitar poesias, teatralizar textos e trocar livros.

Dos encontros, abertos ao público e com entrada franca, já surgiram algumas coletâneas, inclusive de textos produzidos pelos próprios integrantes. Desde 2008, o POVEB participa também da Rede Biblioteca Viva, programa do Governo Federal.

Outro projeto da região que merece destaque quando o assunto é estímulo à leitura é o Espaço Eco-Cultural Semear. Trata-se de uma biblioteca comunitária construída com materiais reutilizados, idealizada pela professora Roberta Ziolli, em 2011.

 

Semear
Espaço Eco-Cultural Semear atua na Barra da Tijuca | Foto: Divulgação

 

A Barra foi escolhida para sediar o projeto por ter, segundo os idealizadores, uma forte carência de bibliotecas em comparação à quantidade de moradores do bairro. O projeto, além de incentivar o hábito de ler, tem por objetivo promover a conscientização ambiental a partir do acervo de mais de cinco mil títulos – reunidos a partir de doações.

– Acessível a todos os públicos, a biblioteca funciona como um posto de atendimento para empréstimos de livros.Seguindo essa premissa, desenvolvemos projetos pautados na humanização das relações, tornando-as mais solidárias e conectando cultura, conhecimento, arte, ciência, tecnologia, criatividade, inovação, sustentabilidade e responsabilidade compartilhada, destaca Roberta.

Nas livrarias da região

Desde que chegou à Barra, em 2008, a tradicional Livraria da Travessa recebe regularmente autores para noites de autógrafo e bate-papo com os leitores e fãs. Desde 2013, a livraria fechou também uma parceria com a Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip – considerada o principal evento do gênero no país – e investe fortemente no incentivo à leitura.

Segundo Benjamin Magalhães, do marketing da Travessa, o projeto “Criança que Lê” é um exemplo do comprometimento com os futuros leitores.

– O cliente entra em nosso site e faz doações às salas de leitura das escolas municipais do Rio. É um projeto da Travessa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, explica.

Depois da Flip, a livraria promete iniciar a programação de férias, o “Férias Travessa”, com contação de histórias e eventos voltados às crianças.

Outro espaço que promove eventos literários na região é a Saraiva. A programação, sobretudo a voltada ao público infantil, é extensa. No dia 25 deste mês, às 16h, na unidade do New YorkCity Center, a atração é a Cia do Solo. Na data, a companhia apresenta ao público uma coletânea de contos populares com o personagem Zé Macaco.

 

Imperdíveis

Poveb

Condomínio Novo Leblon

Av. das Américas, 7.607 – Barra da Tijuca

Encontros sempre na primeira sexta-feira do mês, às 19 horas.

www.poveb.com.br

 

Espaço Eco-Cultural Semear

Rua Marina dos Coqueiros, s/n – Barra da Tijuca

E-mail: bibliotecacomunitariasemear@gmail.com

Tel.: 98420-1310

 

Livraria da Travessa

BarraShopping

Av. das Américas, 4.666 – nível Américas, loja 220

De segunda a sábado, das 10h às 23h

Domingos e feriados, das 12h às 22h.

Tel.: 2430-8100

www.travessa.com.br


Saraiva MegaStore

New York City Center
Av. das Américas, 5.000 – nível térreo

De segunda a quinta, das 10h às 22h
Sextas e sábados, das 10h às 23h
Domingos e feriados, das 13h às 21h

Telefones: 2431-6432/ 6464/ 6471/ 6494 / 6471

www.saraiva.com.br

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!