Matérias e Colunas

Categoria:

Clínica especializada em crianças autistas é inaugurada no Casa Shopping, na Barra

Chegou à Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a TEAM Terapias Especiais, uma clínica que oferece um novo conceito em atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O centro multidisciplinar é a primeira instituição no Brasil, e uma das primeiras no mundo, a integrar crianças, famílias e profissionais de forma singular. O objetivo é unir famílias, desenvolver profissionais e, o mais importante, dar suporte para o desenvolvimento e inclusão de crianças autistas.

Multidisciplinar, a TEAM nasceu com a missão de criar um ambiente seguro onde crianças possam desenvolver o seu melhor com psicomotricidade, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, odontologia, musicoterapia e psicopedagogia. Segundo um dos sócios fundadores da clínica, Raphael Albergarias, montar uma clínica multidisciplinar de terapias para crianças com TEA é uma jornada que abraçou com amor e comprometimento, impulsionado pela visão de um futuro mais digno e inclusivo.

“Oferecemos uma ampla gama de serviços especializados e de excelência, proporcionando um ambiente acolhedor e de apoio não apenas para as crianças, mas também para suas famílias e profissionais da área. Estamos empenhados em promover a conscientização sobre o autismo e preparar essas crianças para um futuro inclusivo, onde possam contribuir de forma significativa para as organizações e a sociedade em geral”, ressalta.

Crianças
Na foto os sócios Raphael Albergarias e Eugênio Garcia.

Na TEAM Terapias Especiais são realizadas tanto as abordagens multidisciplinares, quanto as interdisciplinares, para oferecer o melhor suporte às crianças com TEA. Multidisciplinar significa que há uma equipe de especialistas de diferentes áreas trabalhando de forma independente, mas paralelamente, cada um contribuindo com sua expertise única. A interdisciplinaridade leva isso a um passo futuro, com os profissionais colaborando ativamente e integrando suas abordagens para criar um plano de tratamento coeso e personalizado. Assim, garante-se uma visão completa e um suporte integral, focando não apenas no desenvolvimento individual, mas também na interação e integração social das crianças.

Vale ressaltar que há um olhar importante para a alimentação. Pacientes com TEA tendem a ter alergias alimentares. Por isso, a retirada de alimentos inflamatórios é extremamente benéfico. Esses alimentos têm glúten, soja e caseína, sendo essa a proteína do leite e o glúten a proteína do trigo. Pesquisas apontam que entre 63 e 85% dos pais que conseguem seguir essa dieta vêem melhora significativa na função intestinal dos seus filhos, reduzindo diarreias, constipações e dores estomacais, entre outros benefícios como melhora da atenção, do foco e da hiperatividade.

Eugenio Garcia, também sócio fundador da TEAM Terapias, destaca um dos maiores diferenciais da clinica: o espaço odontológico dentro do ambiente da clinica como parte do tratamento multidisciplinar. Em suas palavras “uma das maiores dificuldades para crianças com autismo é encontrar dentistas especializados, inovamos ao integrar essa comodidade em um único espaço, assim facilitando a vida dos pais e das crianças”. O parceiro escolhido foi a Hizu Odontologia Humanizada.

Na TEAM, o laço colorido, símbolo do Transtorno do Espectro Autista, não é apenas um símbolo. É um compromisso com a conscientização e disseminação de conteúdo sobre autismo. Os profissionais se dedicam a iluminar o caminho para crianças com TEA, oferecendo um espaço onde são entendidas, valorizadas e apoiadas para alcançar seu pleno potencial. Vamos juntos celebrar cada conquista e cada avanço, transformando desafios em oportunidades de crescimento.

A TEAM fica localizada no Casa Shopping (Avenida Ayrton Senna, 2150), bloco M, salas 301-303.m, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Mais informações pelo instagram: @teamterapias.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!