Matérias e Colunas

Quais documentos traduzir para morar no exterior

2871134419_b1f52134d6_b
Foto: Flickr

 

A cada ano, mais e mais brasileiros decidem deixar o Brasil rumo ao exterior. Contudo, muitas dessas pessoas que sonham em morar fora não têm ideia de como fazer isso. Antes mesmo de escolher o destino, é importante decidir o que você quer fazer, se o objetivo é estudar uma língua diferente, fazer um semestre da universidade, cursar uma pós-graduação ou mestrado, trabalhar, ou viajar a lazer. Quando decidida a meta da temporada internacional, é hora de se preocupar com questões como custo, documentação, burocracia. É necessário se informar sobre as leis que regem o país escolhido e avaliar quais comprovações são exigidas para brasileiros no local que pretende visitar.

A primeira coisa a fazer é tirar o passaporte, sua identificação fora do Brasil. Para os que já têm, é bom lembrar de verificar a validade, porque alguns países limitam a entrada de estrangeiros com passaportes perto da data de expiração. Outro passo importante é procurar saber se há necessidade de visto, que é a autorização de entrada no país. Existem diversos tipos de visto, a custos também distintos, por isso tenha em mente exatamente qual é o propósito da sua viagem, pois as autorizações são diferenciadas. Uma boa fonte de informação são os sites das embaixadas e consulados.

Se o interesse é estudar outras línguas, o ideal é viajar para um país em que você consiga praticar diariamente o idioma novo: francês na França, espanhol na Espanha ou países da América Latina, inglês nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra ou Austrália, e assim por diante. Se o objetivo é fazer um intercâmbio universitário, procure os cursos que possuem convênios com a sua universidade. Já para os que desejam ingressar numa pós, mestrado ou MBA, procure conhecer as escolas que oferecem cursos que você procura. Para o visto de estudo, é preciso ter a carta de aceite da instituição de ensino. E para todos esses interesses acadêmicos, é primordial traduzir todos os documentos escolares relevantes, tais como diplomas, históricos e certificados de cursos.

Para aqueles que só querem trabalhar no exterior para juntar dinheiro, há várias opções de trabalhos temporários, como babá, barman, garçom, recreador, serviços em geral, etc. Agências de intercâmbio do Brasil oferecem diversas opções. Já para quem quer construir carreira no exterior, é possível começar a buscar trabalho de onde estiver, procurando vagas na internet e mandando currículo para todas as vagas que achar interessante. Para obter o visto de trabalho, primeiro você deve passar no processo seletivo de uma empresa, e esta deve providenciar uma parte dos documentos que devem ser apresentados para a solicitação do visto. O mais importante nesse caso é preparar um bom currículo na língua do país de destino para, assim, conseguir chamar atenção ao seu material para a vaga concorrida.

Além desses documentos básicos, para passar tranquilo no controle de imigração do destino, o viajante deve portar a passagem aérea de ida e volta, os comprovantes de hospedagem e demais que comprovem o motivo da viagem ou vínculos com o país de origem. Recomenda-se outorgar uma procuração no Brasil, conferindo poderes a outra pessoa para praticar atos ou administrar seus interesses durante o período no exterior. Alguns exemplos de casos em que é necessária a procuração são: administração de contas bancárias, representação em repartições públicas ou privadas no Brasil pra solicitação de documentos pessoais, quitação de compromissos eleitorais e fiscais no Brasil, entre outros. Antes da viagem, também é recomendado fazer cópias de tudo que vai precisar no destino e deixar com o procurador no Brasil.

Normalmente, a lista de exigências e documentos é grande, e todos eles devem estar em perfeito estado, com reconhecimentos de firma, cópias autenticadas, legalizações, traduções juramentadas, e assim por diante. O processo pode levar alguns meses, contudo, isso depende da sua agilidade e da agilidade dos prestadores de serviço.

Site: www.prowords.com.br

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!