Matérias e Colunas

Cuidados que se deve ter com o coração ao retomar os exercícios físicos pós-pandemia

0decoracaojaneiro interna copia 9

A pessoa que deseja retomar os exercícios físicos pós pandemia e quer evitar possíveis problemas cardíacos deve, primeiramente, passar por exames físicos com cardiologista e dependendo de cada indivíduo, o médico avaliará a necessidade de realização de exames de sangue, ecocardiograma e teste de esforço. Somente assim a pessoa saberá com certeza se poderá praticar atividades físicas sem risco.

Após essa avaliação, ela deve começar com exercícios leves, deve ouvir seu corpo, seus limites, para não exigir muito  do coração e com isso causar problemas cardíacos, tais como: arritmias cardíacas (ocorre quando os impulsos elétricos do coração não funcionam corretamente/ a frequência cardíaca é anormal, seja irregular, acelerada ou muito lenta); síncope (desmaio devido a redução da frequência cardíaca e com isso causando diminuição do fluxo de sangue no cérebro) e até morte súbita.

Deve-se iniciar com 150 minutos por semana (30 minutos 5x por semana) de atividades físicas leves. O limite da atividade física é muito individual. Ela varia conforme a idade, a alimentação, se a pessoa já tem uma doença pré-existente (diabetes, hipertensão, trombose, insuficiência cardíaca e outras). Por isso é muito importante antes de iniciar sua atividade física ter a orientação do seu cardiologista, que saberá orientar a rotina ideal para você.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!