Reserva Cultural recebeu o lançamento de livro com reflexões de autores consagrados

0

Clique aqui e siga nosso perfil no Instagram

No dia 9 de novembro, às 19h, os professores Tania T. S. Nunes, Tânia Maria de Mattos Perez e José Luiz Matias receberam seus leitores, amigos e apreciadores de literatura no Bistrô Reserva Cultural, em São Domingos, para o lançamento do livro ‘Escritas do Contemporâneo: foco em ficções’.

Doutores em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF), os autores apresentam estudos sobre as obras selecionadas de Evando Nascimento, Rubem Fonseca, Sérgio Sant’Anna, Carolina de Jesus, Chico Buarque e outros, mediante nove ensaios cuja proposta é envolver o leitor no exercício da fruição estética de suas narrativas. Tais ensaios são leituras em trânsito sobre a arte desconstruída e entrecruzada do tempo de agora.

Escritas do Contemporâneo: foco em ficções se propõe a ser mais uma contribuição para estimular a reflexão dos admiradores da literatura brasileira.

E por que escrever sobre essas obras? Algumas questões entraram na conversa destes três amantes da literatura antes de escrever os ensaios: a tentativa de interpretar o mundo presente tão exponencialmente complexo e repensar os caminhos pavimentados pela escrita contemporânea. Ao se debruçarem sobre os referidos autores e suas obras, os ensaístas extrapolam sua função de meros leitores e buscam a essência da pluralidade das mensagens veiculadas nessas narrativas.

Escritas do Contemporâneo: foco em ficções se propõe a ser mais uma contribuição para estimular a reflexão dos admiradores da literatura brasileira contemporânea, à medida que abre novas trilhas interpretativas para professores, pesquisadores, agentes de leitura e estudantes de Letras, diante do desafio de entender a importância da formação do leitor cidadão e crítico; especialmente no sentido de compreender os diferentes vieses da escrita em um mundo individualista, dolorido, fragmentado e avassalado pela cultura digital. A obra custa R$ 40.

*AUTORES*
Tania T. S. Nunes é professora, Doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Autora de Corpo e Alegoria – João Gilberto Noll e Walter Benjamin (EDUFF, 2011). Curadora do projeto artístico visual Eu Mulher. Nós Mulheres. Presente!, de Elizabeth Salles. Além de ensaísta é também organizadora do livro Escritas do contemporâneo: foco em ficções.

Tânia Maria de Mattos Perez é professora, Doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Autora de Chico Buarque: a Alegoria e o Duplo na Ficção (APRIS, 2017).

José Luiz Matias é professor, Doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação e em Literatura Brasileira. Autor de vários trabalhos apresentados em Congressos de Literatura na interface entre literatura, imagem e cinema.

The following two tabs change content below.
Maximino Brügger Perez
Jornalista responsável pela comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa durante oito anos, com participações em eventos na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, França, Holanda, Inglaterra, México, Peru, República Tcheca e Venezuela. Destaques para os Jogos Olímpicos e Paralimpicos de Londres (2012), Rio (2016), Pan e Parapan de Guadalajara e o Mundial de Roterdã. Especialista em transmissão ao vivo, produção e edição de vídeos, repórter e editor do Jornal dos Sports durante uma década. Assessor de Imprensa do candidato a presidente do Flamengo José Carlos Isidro, além de jogadores e empresários como Júnior Baiano, Dimba, Beto, Zagallo Filho, entre outros.
12-11-2021 |

Deixe um comentário

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas