Desde muito nova eu já tinha esse espírito de liderança e o sangue do empreendedorismo correndo nas veias. Com 29 anos abri minha primeira empresa e de forma muito intuitiva fomos crescendo a cada ano, até que…
Em sua grande maioria é exatamente isso que acontece com as pequenas empresas, começam como um sonho do seu proprietário, crescem, e a medida que crescem, os desafios internos e externos vão surgindo em conjunto com a falta de planejamento estratégico e de direcionamento, sem mapeamento de processos, sem controle financeiro e basta uma crise, pessoal (como no meu caso), ou global (como a pandemia), para que a maioria feche suas portas.
Segundo os dados do IBGE, das 1,3 milhão de empresas que estavam fechadas devido ao lockdown, na primeira quinzena de junho 39,4% encerraram suas atividades por causa da pandemia, sendo que dessas, 99,2% eram de pequeno porte.
Isso nos confirma que, apesar de não termos controle de tudo, ter um planejamento estratégico bem definido, em constante melhoria e atento às questões globais é fundamental para a saúde do nosso negócio.
Precisamos normalizar o uso constante de um planejamento estratégico como um mapa vivo de nossas empresas e desconstruir essa visão de complexidade e alto custo que as pequenas empresas possuem sobre o tema para simplificar a elaboração do mesmo.
Então como construir um planejamento estratégico simples e eficaz para o meu projeto ou negócio?
Vamos começar pela realidade, onde nessa etapa você fará um breve resumo sobre o que acontece atualmente na sua empresa.
O diagnóstico inicial, onde você identifica questões como o DNA da empresa, quais as características positivas e negativas inerentes ao seu processos e sua visão estratégica do negócio.
Em seguida, trabalhamos os objetivos. Qual o objetivo (ou objetivos) da empresa?
O que você precisa desenvolver, construir, quem precisa contratar ou treinar para alcançar cada objetivo da sua empresa? Separe por setor, por colaborador, quais ações precisam ser tomadas para alcançar tais objetivos.
Uma vez definidos os objetivos, a próxima fase é a tática. Como em uma operação militar, nessa fase você define os métodos de “ataque e defesa”. Cada ação a seguir, cada passo que você e seus colaboradores darão em direção ao objetivo comum.
Defina as ações juntamente ao devido responsável e datas. Aqui é importante pensar não só no objetivo a ser alcançado, mas também no caminho a ser percorrido e principalmente em como manter a equipe empenhada e focada, afinal, empresas são pessoas.
Na última etapa é importante definir métricas para acompanhar os resultados que estão sendo obtidos no percurso, o que está dando certo e o que precisa ser revisto.
A análise é uma etapa fundamental para manter o planejamento estratégico vivo.
O segredo do sucesso é a constância, avalie sempre e corrija o que for necessário, até que seu objetivo seja alcançado.
Não esqueça de comemorar a cada etapa, esse reconhecimento para você e sua equipe é extremamente importante para mantê-los engajados no processo!
Se fez sentido para você, compartilhe nos comentários uma dica de reconhecimento colaborativo que você usa na sua empresa.
* Artigo da colunista Paula Santos, do grupo Estrata.