Ambiente tóxico é inaceitável sob quaisquer circunstâncias porque as atividades ocupam grande parte do nosso dia. Inclusive, existem pessoas que passam mais tempo com seus colegas de trabalho do que com sua família. Por isso, um bom ambiente de trabalho é fundamental para a saúde dos funcionários e a prosperidade da empresa.
Nem sempre é fácil identificar quando o trabalho pode estar sendo um ambiente tóxico, pois temos a tendência a acreditar que certas dificuldades e frustrações fazem parte da vida profissional.
Por isso, pode levar muito tempo até a pessoa perceber que o trabalho pode estar sendo fator de desgaste emocional, gerando níveis altos de estresse, crises de ansiedade, quadros depressivos e síndrome de Burnout.
É considerado um ambiente tóxico no trabalho quando a pessoa se sente desconfortável e insatisfeita na maior parte do tempo, não encontrando motivação nem sentido no que faz.
Dificuldades de relacionamento entre colegas, críticas constantes, alta competitividade, carga de horário e exigências elevadas, sem que seja ofertado apoio ou condições necessárias, também são sinais de que o trabalho está sendo prejudicial.
É importante identificar o que está acontecendo e os motivos que estão por trás das insatisfações para que se possa desenvolver estratégias para enfrentar as situações e evitar o adoecimento.
Se o ambiente toxico faz parte da sua vida, não é a sua vida! Portanto, avalie outras opções, aprenda a estabelecer limites, tenha tempo para o lazer, busque o apoio das pessoas que você confia e não esqueça de cuidar do seu corpo e da sua mente.
* Artigo da colunista Janice Linhares, psicóloga (@jalpsicologia).