A saúde mental do empreendedor, desempenha um importante papel ligado ao seu sucesso ou ao fracasso do seu negócio. Alguns pontos positivos, incluem a capacidade de lidar com grandes desafios e um alto nível de criatividade.
Já os pontos negativos como a ansiedade, isolamento e dificuldade em lidar com as
pressões que o negócio exige para o dia a dia, podem ser desanimadoras na maioria das vezes.
O reendedorismo pode ser uma ótima oportunidade para aqueles que gostam de inovar, criar, e ter sua tão sonhada liberdade financeira e de gerenciar seu próprio tempo.
Existem ótimos benefícios para quem empreende, como ser seu próprio chefe, transformar suas ideias em realidade, independência financeira, ajudar o comércio local e ainda oferecer oportunidades de empregos para outras pessoas. Sem contar na satisfação pessoal e profissional que o empreendedorismo oferece
Mas é preciso ter cuidado para que o sonho de empreender não seja frustrado e tão logo descontinuado. Isso porque empreender exige dedicação, entrega e muitas responsabilidades.
A pressão pelo sucesso financeiro e as tomadas de decisões podem fazer com que o empreendedor se sinta exausto na maioria das vezes. E esse sentimento os torne-os solitários, com sensação de caminhar sozinho. Esse sentimento é comum, mas não pode ser recorrente.
Nessas horas, o ideal é buscar apoio de outros empresários, conversar sobre suas dificuldades nos negócios e estar disponível para mudanças se for necessário.
Quando estabelecemos equilíbrio e ajustes positivos sobre nossas emoções, a jornada empreendedora pode ser incrivelmente realizada e de sucesso. Como por exemplo, fazer grandes parcerias e maior motivação para continuar.
Para isso a saúde mental do empreendedorso, é preciso estabelecer limites entre trabalho e vida pessoal, priorizar o lazer, família e amigos. Além disso, a prática de atividades físicas pode ser fundamental para liberar a energia acumulada e melhorar a oxigenação no
cérebro. Diante disso, a escolha profissional pode ser divida de forma prazerosa e com resultados. Se você deseja que seu negócio flua ou a sua ideia saia do papel, tenha em mente que é preciso mais que incentivos, é necessário ter qualidade emocional no trabalho e na vida. Empreender envolve muitas camadas.
Não abra mão dos seus sonhos por falta de saúde mental. Busque ajuda profissional do psicólogo sempre que necessário. O psicólogo irá te ajudar, apoiar e mostrar possibilidades que talvez você não tenha visto antes. Caso deseje saber mais sobre empreendedorismo e atendimento psicológico, é só me seguir no Instagram.
* Artigo da colunista Tamires Alves, psicóloga que trabalha com diagnóstico de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.
(21) 96530-8884