Matérias e Colunas

Traumas dentais em escolas, piscinas e atividades físicas: o que todo responsável precisa saber

Como agir antes de chegar ao dentista pode salvar um sorriso. As brincadeiras na escola, os esportes e em em piscinas de condomínios fazem parte da infância — mas também estão entre as principais causas de traumas dentários.

Um simples tombo ou choque pode causar desde uma pequena fratura até a perda total do dente.

Nessas horas, o tempo é precioso e a atitude dos responsáveis pode definir o resultado do tratamento.

• Fraturas, avulsões, concussões e luxações: o que fazer antes de chegar ao dentista. Lembrando deve ser logo após o acidente, quanto mais rápido, melhor o prognóstico.

• Fratura dentária (quebra parcial): recolha o fragmento e guarde em soro fisiológico, leite ou água filtrada.

Mesmo pedaços pequenos podem ser reaproveitados pelo dentista, garantindo melhor estética e estrutura.

• Avulsão (quando o dente sai completamente): segure o dente pela parte branca (coroa), sem tocar na raiz.

Enxágue rapidamente com soro ou água corrente e, se possível, recoloque no local original, pedindo à criança que mantenha o dente firme mordendo suavemente.

Se não for possível, mantenha o dente em leite, soro, água filtrada ou saliva e procure o dentista dentro de 2 horas no máximo após o acidente.

• Concussão (impacto sem deslocamento): o dente pode parecer normal, mas a criança sente dor ao morder e apresenta sangramento na gengiva ao redor do dente.

Evite alimentos duros e leve para avaliação odontológica — o ligamento pode estar comprometido.

• Luxação (dente deslocado, mas ainda no lugar): não tente reposicionar. Aplique compressas frias na região e vá imediatamente ao dentista.

• A primeira atitude, a maneira com armazena o dente, sempre deixando ele hidratado e o tempo que chega ao dentista (no máximo em 2 horas) após o trauma faz toda a diferença.

Responsáveis preparados conseguem evitar sequelas e, muitas vezes, salvar um dente permanente.

Prevenção é o melhor tratamento

Além de agir corretamente em emergências, é essencial investir em prevenção. Protetores bucais durante esportes e a capacitação das equipes escolares ajudam a reduzir os impactos após os acidentes.

Educar pais, professores, cuidadores e guardadores de piscinas de condomínios sobre primeiros socorros odontológicos é garantir que cada sorriso tenha a chance de ser preservado.

1000119049

* Dra. Barbara Strauss Cirurgiã-Dentista — CRO 41557. Especialista em endodontia (canal) e traumas dentários.

A Strauss Odontologia fica na Avenida das Américas, 12.900, bloco 1, ala A Brasil, sala 503 – Américas Business Avenue – Recreio dos Bandeirantes.
Para agendar uma consulta, enviar mensagem para o celular: (21) 99983-0588.

Insta: @dra.barbarastrauss

Compartilhe esse artigo!

Publicidade

Publicações recentes

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!