Como agir antes de chegar ao dentista pode salvar um sorriso. As brincadeiras na escola, os esportes e em em piscinas de condomínios fazem parte da infância — mas também estão entre as principais causas de traumas dentários.
Um simples tombo ou choque pode causar desde uma pequena fratura até a perda total do dente.
Nessas horas, o tempo é precioso e a atitude dos responsáveis pode definir o resultado do tratamento.
• Fraturas, avulsões, concussões e luxações: o que fazer antes de chegar ao dentista. Lembrando deve ser logo após o acidente, quanto mais rápido, melhor o prognóstico.
• Fratura dentária (quebra parcial): recolha o fragmento e guarde em soro fisiológico, leite ou água filtrada.
Mesmo pedaços pequenos podem ser reaproveitados pelo dentista, garantindo melhor estética e estrutura.
• Avulsão (quando o dente sai completamente): segure o dente pela parte branca (coroa), sem tocar na raiz.
Enxágue rapidamente com soro ou água corrente e, se possível, recoloque no local original, pedindo à criança que mantenha o dente firme mordendo suavemente.
Se não for possível, mantenha o dente em leite, soro, água filtrada ou saliva e procure o dentista dentro de 2 horas no máximo após o acidente.
• Concussão (impacto sem deslocamento): o dente pode parecer normal, mas a criança sente dor ao morder e apresenta sangramento na gengiva ao redor do dente.
Evite alimentos duros e leve para avaliação odontológica — o ligamento pode estar comprometido.
• Luxação (dente deslocado, mas ainda no lugar): não tente reposicionar. Aplique compressas frias na região e vá imediatamente ao dentista.
• A primeira atitude, a maneira com armazena o dente, sempre deixando ele hidratado e o tempo que chega ao dentista (no máximo em 2 horas) após o trauma faz toda a diferença.
Responsáveis preparados conseguem evitar sequelas e, muitas vezes, salvar um dente permanente.
Prevenção é o melhor tratamento
Além de agir corretamente em emergências, é essencial investir em prevenção. Protetores bucais durante esportes e a capacitação das equipes escolares ajudam a reduzir os impactos após os acidentes.
Educar pais, professores, cuidadores e guardadores de piscinas de condomínios sobre primeiros socorros odontológicos é garantir que cada sorriso tenha a chance de ser preservado.

* Dra. Barbara Strauss Cirurgiã-Dentista — CRO 41557. Especialista em endodontia (canal) e traumas dentários.
Insta: @dra.barbarastrauss

























