Nos últimos anos, o empreendedorismo ganhou um status quase mítico. A ideia de ter o próprio negócio, ser seu próprio chefe e, teoricamente, controlar o próprio destino é vendida como o caminho para a realização pessoal e profissional. No entanto, essa glamourização esconde uma realidade bem mais dura e complexa, principalmente para nós, mulheres, que frequentemente enfrentamos a sobrecarga de chefiar lares e ao mesmo tempo comandar negócios.
De acordo com dados da pesquisa do Sebrae “Empreendedorismo Feminino no Brasil 2022”, nós, mulheres, representamos 51% das chefias de família no país, o que significa dizer que somos a principal ou única fonte de renda familiar, um índice que cresceu 10% de 2016 até o ano do estudo. Esse dado não apenas reflete nossa força e capacidade, mas também a imensa pressão que enfrentamos diariamente.
Existe uma fantasia de que o sucesso é uma questão de tempo e comprometimento, o que se reflete especialmente nas práticas de mercado em relação à comunicação do nosso negócio, o que é totalmente prejudicial. Há uma ideia equivocada de que, se trabalharmos incansavelmente, dedicando centenas de horas extras, sacrificando o sono e o descanso, conseguiremos superar todos os obstáculos sem consequências graves. Isso é uma mentira!
Esse mito ignora a realidade de que a ansiedade, a preocupação e a exaustão são constantes e, muitas vezes, invisíveis para quem está de fora. Não é raro que a pressão para manter a empresa funcionando e a pleno vapor nas redes sociais nos leve a ignorar nossos próprios limites, acreditando que nossa família e amigos entendem e apoiam incondicionalmente todos os sacrifícios que fazemos.
A verdade é que todo estilo de vida tem suas consequências, seja a curto, médio ou longo prazo. No mundo do empreendedorismo e especifico aqui as atividades de comunicação online que são integrantes desse universo, é fácil perder o controle, trabalhando aos finais de semana e negligenciando o autocuidado. Em um contexto materno então, nem se fala!
Mães que precisam dispor de tempo e energia para cuidar de seus filhos e lidar com as demandas profissionais estão também nessa história. Tudo isso gera um impacto negativo direto na nossa saúde mental, muitas vezes sem percebermos.
Somos pressionadas a estarmos sempre presentes nas redes sociais, mantendo uma comunicação constante com nosso público, arrisco a dizer diariamente. A imagem de sucesso que projetamos online muitas vezes não reflete as batalhas internas que travamos e até mesmo o próprio negócio em si. E é exatamente essa desconexão entre a imagem idealizada e a realidade que precisa ser discutida.
Precisamos, como mulheres e empreendedoras, reconhecer a importância de cuidar de nossa saúde mental buscarmos em nós mesmas muito equilíbrio quando formos trabalhar a comunicação do nosso negócio. Não apoio a exclusão de contas das redes, o fim das postagens, nada disso! Muito pelo contrário: eu defendo uma comunicação equilibrada, feita dentro da realidade de cada empreendedora. Seria um tanto quanto paradoxal eu chegar aqui e colocar em letras garrafais: “PAREM AS MÁQUINAS!”
Eu vendo planejamento de comunicação, criação de conteúdo, eu sou uma assessora de comunicação e é exatamente por isso que levanto essa questão do equilíbrio, da assertividade no que for feito, exatamente porque o que mais vejo é empreendedora ficando com a saúde mental desequilibrada porque “tem que postar”.
Não é vergonha admitir que precisamos de ajuda, que precisamos de descanso, que precisamos de equilíbrio. A verdadeira força está em reconhecer nossas limitações e trabalhar para manter nossa saúde mental em dia, não apenas para garantir o sucesso do negócio, mas também para garantir nosso bem-estar e felicidade. Se comunicar nosso negócio exige mais do que podemos dar, nos toma quase todo o tempo que temos, tem alguma coisa muito errada aí.
Me siga no Instagram – @rafatayao e LinkedIn – rafa tayão.
Estou aqui pronta para te ajudar na comunicação do seu negócio nesta outra etapa
* Artigo da colunista Rafa Tayâo, especialista em comunicação digital, planejamento de comunicação, criação de conteúdo e gestão de redes sociais. Siga no instagram Instagram – @rafatayao e LinkedIn – rafa tayão.