Dizem que assessoria de imprensa é o primeiro passo para a comunicação social de forma plena e que hoje em dia os jornalistas que se encontram fora do mercado de trabalho buscam cada vez mais atuarem de forma ampla – o que, na prática, se espera de um Relações públicas, afinal, foi quem recebeu essa teoria por tantos anos.
Eu, como RP, tenho dificuldades em limitar minhas tarefas, minhas ações. E, muitas vezes, vejo minha hora de trabalho desvalorizada porque o cliente paga por Assessoria de Imprensa e recebe Assessoria de Comunicação Plena. Acabo dando pitaco até onde não sou chamada, se eu tenho certeza de que – caso me omita – deixarei de ajudar o cliente a cumprir a parte dele para concluirmos nossa meta.
Imagina só uma professora de Inglês ganhando 18 reais a hora de aula e gastando seu tempo se preocupando com o curso que fez uma publicidade impressa com erros inclusive em Português. Obviamente, as críticas não seriam bem recebidas: “aqui, você não ganha para isso”. Mas, se acredito no meu trabalho como professora de Inglês e no potencial que a instituição tem (ou pode chegar a ter), mesmo não sendo a agência de comunicação deles, me sinto na obrigação de alertá-los.
Assim como, durante meu curso de Assessoria de Imprensa Estratégica, fiz questão de não iludir meus alunos dizendo que ficariam ricos da noite para o dia. E lembrá-los de que a batalha é longa. Para se colher bons frutos, é preciso ter atenção ao plantio, regar diariamente, ter carinho e paciência até que os frutos venham. Uma hora eles chegam. Tenham certeza disso. Mas é preciso ter dedicação, mente aberta para receber as críticas (e principalmente discernimento para aproveitar as que forem boas e ignorar as que não acrescentam).
Quando outro comunicólogo me procura a fim de me ajudar a aperfeiçoar meu trabalho, agradeço a preocupação. E penso que, quando eu puder, farei o mesmo por quem precisar. Cooperativismo tem sido a base para a superação das grandes crises. Agora só falta nos darmos conta disso e do quanto o estar plenamente presente na vida de seus clientes inibe espaço para a concorrência na vida deles.