Não há como não ter consciência de que o momento político e econômico (com suas fortes consequências sociais) que estamos atravessando demanda uma nova postura diante das exigências das empresas no que diz respeito à empregabilidade.
Dentro deste contexto, conseguir um novo emprego ou manter-se no seu atual pode ser um grande desafio. É preciso mudar a percepção e enxergar o momento com lentes de oportunidade, repensando sobre o que pode ser feito a mais por sua carreira.
Além da capacitação técnica exigida pela vaga, torna-se necessário o desenvolvimento de algumas habilidades comportamentais que serão de extrema importância e se tornarão um diferencial competitivo quando o assunto é mercado de trabalho – principalmente em épocas de crise.
A seguir, algumas competências que as empresas valorizam em um período onde é preciso fazer o máximo com o mínimo:
Comprometimento
O profissional precisa se comprometer com o objetivo da empresa, se identificar com seus valores para poder fazer parte do resultado.
Visão sistêmica
Ter uma visão global e entender como as coisas em sua empresa funcionam vão ajudá-lo a pensar em como seu trabalho pode ser otimizado no processo.
Adaptação a mudanças
A capacidade de adaptação a mudanças é extremamente valorizada quando a empresa precisa fazer uma restruturação no quadro de funcionários. Poderá haver acréscimo de funções que não esteja atrelada a uma promoção ou aumento de salário ou mesmo migrações dentro da própria companhia. Você vai precisar ter jogo de cintura se quiser esperar a tempestade passar em segurança. Seja flexível e terá mais chance de escapar de possíveis cortes.
Evolução contínua
Se preocupar em adquirir novos conhecimentos será sempre bem-vindo aos olhos de seus superiores e poderá ajudá-lo a ampliar sua capacidade de criar novas soluções.
Atitude Positiva
Sua atitude afeta a maneira como se sente em relação às tarefas que lhe são designadas e a satisfação em desempenhá-las. Ficar reclamando todo o tempo não vai melhorar as coisas ao seu redor.
Confiança
Ser digno de confiança é uma grande condição a ser adquirida no trabalho e fará de você um empregado valioso. Você vai precisar ser fiel a suas atitudes, fazendo exatamente aquilo que se comprometer e com foco em ultrapassar expectativas.
Inovação
Faça diferente, ouse pensar, ir além, em vez de fazer as coisas como sempre foram feitas, pense em novas ideias e tenha argumentos para justificá-las.
Inteligência emocional
Há momentos em que perdemos a cabeça e acabamos agindo sem pensar. Cada um de nós tem uma espécie de gatilho que nos tira do sério. A inteligência emocional é dividida em duas: a intrapessoal, que tem a ver com me conhecer para administrar minhas emoções, conhecer meus talentos e trabalhá-los a meu favor; e a outra é a interpessoal, que é como me relaciono com o outro, como o percebo e, consequentemente, qual é a melhor forma de me comunicar com ele. Isto vai me ajudar a construir bons relacionamentos e ter espírito de equipe.
Empreendedorismo
Para isso, é importante ter habilidades como ter a visão de dono e enxergar o que pode ser feito de melhor, de diferente, para agregar valor ao produto ou serviço.
Portanto, é preciso conhecer aonde se quer chegar e fazer escolhas assertivas sabendo que o momento é de transição, mas que pode ser de grande crescimento profissional com o desenvolvimento de novas habilidades e competências.