O corpo, nosso instrumento do viver, requer que o conheçamos para que possamos protegê-lo. Veículo do movimento humano em constante troca com o meio que o cerca. Pelos órgãos dos sentidos, capta os inúmeros estímulos do ambiente ao mesmo tempo em que o transforma pela ação motora. Essa troca incessante revela que o corpo é uma obra inacabada. Seu desenvolvimento continua na medida em que ativamente participamos nessa construção, proporcionando experiências que resgatem a potencialidade sensorial e motora, potencialidades estas tão abandonadas pelo estilo de vida contemporâneo.
Desfrutarmos desse corpo em pleno desenvolvimento requer curiosidade e zelo, condições estas que só o desejo de cuidar proporciona. O ato de cuidar do corpo pressupõe que conheçamos nosso corpo – sua organização intrínseca e extrínseca, o funcionamento biomecânico, a economia energética, os fatores desorganizadores e lesivos – para garantir um desempenho eficaz, preservar sua integridade e saber o que fazer para reparar danos e alívio da dor.
Faça do resgate do teu corpo teu objetivo maior. Você se surpreenderá com toda a força de cura que você possui e que não usa!