Hoje (22) é comemorado o Dia Mundial da Água, por isso, pensando em unir o útil ao agradável, conversamos com um economista e consultor da SEBRAE, o Sergio Dias, para nos ajudar a economizar no consumo de água. Assim, economizamos no nosso bolso e ajudamos o meio ambiente.
Você sabia que, de acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas, até 2050 cerca de três milhões de pessoas poderão chegar a viver em localidades onde há escassez de água? Esse número é alarmante e, atualmente, chega a quase dois milhões de pessoas vivendo nas mesmas condições. “Economizar água é, portanto, fundamental para a nossa sobrevivência e principalmente para nossos filhos e netos”, alerta Dias. Ainda segundo o economista da SEBRAE, é possível economizar água a partir de algumas mudanças de hábito no dia a dia, pensando nisso, ele nos deu essas dicas:
- Verifique se há vazamentos em canos e cisternas de sua casa ou condomínio.
- Não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.
- Feche a torneira enquanto você lava as mãos, escova os dentes, faz a barba ou toma banho. Reduza também o tempo no banho: 5 minutos são mais do que o suficiente.
- Antes de lavar a louça na pia, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo. Depois, deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los e, ao enxaguar a louça, faça isso em cima da louça ainda suja na pia.
- Se for usar a máquina de lavar roupa ou de louça, faça isso apenas quando tiver carga suficiente para completá-las. A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade de água.
- Colete a água da chuva para regar as plantas e o jardim e faça isso sempre pela manhã cedo ou no fim do dia, pois elas absorvem mais água em horários quentes.
- Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar carros, varandas e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos desperdiça cerca de 560 litros de água.
- Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.
- Aprenda a ler o hidrômetro para poder detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.
- Reaproveite a água do cozimento dos alimentos e não desperdice alimentos, pois isso é desperdiçar água também, já que todo processo produtivo utiliza água.
- Não dê descargas demoradas no vaso sanitário.
- Se você tem uma horta, faça a irrigação por sistema de gotejamento e não com uma mangueira ou regador.