O fim das curtidas no Instagram tem sido motivo de discussão nas últimas semanas. A intenção do aplicativo é “diminuir o clima de competição entre os seguidores”, como afirma a nota oficial da empresa. O Instagram entende que a sua rede social deve ser um local para as pessoas se expressarem, e não um concurso de popularidade.
Então, vamos falar sobre como essa mudança pode impactar cada tipo de usuário da plataforma?
PARA QUEM ESTÁ INICIANDO UM PERFIL COMERCIAL NO INSTAGRAM:
Agora que o número de curtidas não aparece mais, não fica visível que o pequeno produtor ainda é pouco conhecido e os usuários da plataforma poderão julgar o conteúdo postado pelo seu real valor. Ou seja, vão interagir com esse post se ele é bom e não mais motivados pela quantidade de curtidas e visualizações prévias.
PARA O USUÁRIO:
Uma vez que, para os produtores de conteúdo, a métrica mais importante deixa de ser as curtidas e passa a ser o quanto esse conteúdo é capaz de beneficiar os seguidores, os usuários em geral passam a ter acesso a melhores conteúdos no Instagram.
PARA QUEM COMPRAVA SEGUIDORES:
Para essas pessoas, talvez represente uma queda no engajamento e consequentemente no alcance dos posts. O que ela terá que fazer é produzir conteúdos realmente relevantes para a audiência e aproveitar a oportunidade para investir em anúncios, que ajudarão no crescimento do alcance e engajamento dos posts.
Para receber mais dicas sobre Instagram, novidades sobre as redes sociais e muito mais, siga meu perfil: @nynacg.