5 dicas para os líderes melhorarem as habilidades pessoais e de suas equipes:
- Cada um no seu quadrado: apontar claramente o papel de cada um, indicando suas funções e responsabilidades, acaba por promover a sinergia do trabalho em equipe. Isso pode ser feito através da elaboração de uma estrutura de cargos e salários ou um programa de metas individual, alinhado com o plano estratégico da empresa. Assim, é possível definir o que cada um faz, o que é esperado em nível individual e coletivo e onde se pretende chegar.
- Comunicação: comunicar-se com clareza e objetividade é o que garante ao time a assimilação dos valores, princípios e objetivos da organização. Desta forma, é fundamental ouvir o que cada um tem a dizer, entender seus anseios, tudo permeado de feedbacks, estabelecendo uma relação de confiança e respeito, sem passar a mão na cabeça ou paternalismo.
- Desenvolvimento sempre: o profissional deve se diferenciar da massa e procurar ser produtivo ao máximo, contribuindo para os resultados da empresa. Sendo assim, investir nas habilidades e conhecimentos dos colaboradores e entender as suas competências e perfil pessoal auxilia no desenvolvimento de suas atividades diárias, como forma de garantir a eficiência e o bom trabalho em equipe. Desenvolver aspectos técnicos e comportamentais, racionais e emocionais, seja com treinamentos, coaching ou mentoring, faz com que uma equipe se fortaleça e alcance melhores resultados.
- Inspire os outros: aqueles que se destacam como líderes são os que inserem todos em sua esfera de influência, reconhecendo o valor e participação de cada pessoa e, assim, inspirando-os. Para isso, é preciso olhar para além do óbvio e enxergar as pessoas com perspicácia e compaixão.
- Ninguém é infalível: Todos cometem erros! Os grandes líderes e aqueles que chegaram lá descobriram que a chave para o sucesso não está em evitar cair, mas, sim, em aprender com os erros e a levantar-se rápido. Portanto, para exercer uma liderança ímpar, o líder deverá ser capaz de (re)conhecer os seus pontos fracos e os da sua equipe, para, então, saber onde é preciso melhorar.