Em meio ao avanço tecnológico que vivemos, a inteligência artificial deixou de ser uma promessa de futuro para se tornar uma peça-chave no presente.
Minha jornada com essa tecnologia começou assim que percebi o potencial de otimização que ela oferecia para minhas tarefas diárias e hoje, eu ensino tudo o que eu aprendi e ainda estou aprendendo sobre o uso das ferramentas de IA, mostrando como usá-las para fazer o seu trabalho de forma mais eficiente e inteligente, independe do cargo que a pessoa exerce.
No início, a integração foi gradual, começando com perguntas diretas no ChatGPT, como uma ferramenta simplesmente de aprendizado. Depois fui entendendo o potencial do chat de me ajudar a ter novas ideias, desenvolver estratégias de campanhas da própria empresa, e hoje, eu uso praticamente todos os dias.
Desde tarefas simples, como corrigir erros de gramática do texto de um e-mail, até analisar relatórios complexos com centenas de dados embutidos. Isso tudo me permite liberar espaço na minha mente para me concentrar em questões mais humanas e intuitivas, e de forma muito mais criativa. É surreal imaginar que em menos de um ano essa facilidade não existia na minha vida.
Um marco na nossa adaptação à Inteligência Artificial foi a introdução de ferramentas analíticas avançadas. Hoje, a IA nos permite interpretar grandes volumes de dados das campanhas dos nossos clientes para extrair insights que direcionam nossas estratégias de marketing educacional.
Isso significa que podemos personalizar campanhas para as instituições de ensino com uma precisão que antes demandaria horas de trabalho manual, que muitas vezes eram impossíveis de fazer, seja por falta de tempo ou mesmo a capacidade da equipe.
Além disso, a geração de conteúdo se tornou mais ágil e eficiente. As ferramentas de IA agora auxiliam nossos redatores e criadores de conteúdo a produzir materiais cada vez mais relevantes. Desde a curadoria de tópicos até a sugestão de palavras-chave e geração de ideias e rascunhos, a IA é uma colaboradora incansável, que trabalha lado a lado com nossa equipe criativa para garantir que cada peça de conteúdo seja envolvente, informativa, e que de verdade gere uma conexão com o público-alvo do cliente.
Não queremos produzir mais um conteúdo para jogar no mar da internet, buscamos ser disruptivos e sempre entregar materiais diferenciados. Com a IA, agora isso é muito mais fácil de fazer.
Na minha agência, DigitalSharp, por exemplo, a IA não é uma substituta da mente humana; é uma ampliação da nossa capacidade de criar e conectar. Cada ferramenta adotada foi pensada para complementar e expandir as habilidades da nossa equipe, garantindo que, mesmo diante de um volume crescente de trabalho, a qualidade e a personalização dos nossos serviços nunca sejam comprometidas.
A IA chegou para ficar e na agência nós já a abraçamos como a aliada que ela é, sempre olhando para o futuro, estamos nos preparando para as próximas inovações que ela inevitavelmente trará para nossas vidas profissionais e pessoais.
À medida que exploramos o universo desconhecido da inteligência artificial, é natural sentir uma mistura de ansiedade e excitação sobre o que o futuro reserva. Eu também me sinto assim.
Agora, eu adoraria ouvir sua opinião sobre este tema.
Como você vê a inteligência artificial impactando seu trabalho e sua vida? Você vê a IA mais como uma revolução ou uma possível extinção de certas funções?
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Sou Glenio Machado, profissional de marketing digital desde 2011 e fundador da agência DigitalSharp. Além de ser apaixonado por estratégias de marketing e vendas, hoje sou também um entusiasta da inteligência artificial e tecnologias que oferecem facilidade para os empreendedores e seus negócios.
Com uma trajetória rica em inovação e educação, ofereço, consultorias, palestras e treinamentos, para saber mais sobre mim e me trabalho, me acompanhe no Instagram.
* Artigo do colunista Glenio Machado, profissional de marketing digital desde 2011 e fundador da agência DigitalSharp @gleniomachado