Água e os beneficios para a circulação sanguínea

O corpo humano é formado por aproximadamente 80% de água e por conta disso, manter o organismo hidratado adequadamente é importantíssimo para o seu bom funcionamento. A água aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a nossa circulação evitando inchaços e câimbras. A desidratação ocasiona problemas vasculares e que – combinados a outros agravantes – podem ocasionar o surgimento de vasinhos ou agravar as varizes de quem já possui.

A preocupação com a hidratação aumenta quando sabemos que pessoas com mais de 60 anos, propensas a mais problemas vasculares por conta do envelhecimento de vasos e veias, sofrem uma diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais que controlam a sede.

20211029 123631
Quando seu corpo não está recebendo água suficiente, ele desacelera a circulação sanguínea.

Sem perceber, eles sentem menos vontade de beber água – mas o corpo continua necessitando de uma boa quantidade de líquidos para que todo o organismo funcione bem. Assim, os idosos acabam sendo mais suscetíveis à desidratação. Quando seu corpo não está recebendo água suficiente, ele desacelera a circulação sanguínea.

O consumo correto de água garante a irrigação e a nutrição do sangue, favorecendo a absorção dos nutrientes necessários para o equilíbrio celular e da pele, uma vez que estimula o corpo a eliminar toxinas. A hidratação é ainda mais necessária com o aumento da temperatura.

Com a chegada da primavera, as temperaturas se elevam e o calor promove uma vasodilatação das veias. O sangue se acumula mais nos membros inferiores e ( principalmente quando a pessoa já tem um problema) há uma diminuição do retorno venoso. Os sintomas da insuficiência venosa ( peso, inchaço nas pernas e pés…) ficam ainda mais acentuados e piora ainda mais para quem já tem o problemas circulatórios.

Como o sangue fica mais acumulado, a drenagem das veias é mais lenta e isso ocasiona o inchaço As pessoas idosas costumam ter mais edemas por que elas têm um envelhecimento do sistema tanto venoso quanto linfático, que são os dois principais sistemas responsáveis por drenar todo o excesso de líquido em nossos membros. Por isso que os idosos têm maior chance de ter edema. Além disso, algumas doenças da idade como doença cardíaca, insuficiência cardíaca e insuficiência renal ajudam a reter mais líquido.

20211029 125304
Para quem não pode caminhar, é importante de tempos em tempos fazer a contração da panturrilha.

Para diminuir o problema, além de uma boa hidratação, o ideal é caminhar e não ficar muitas horas parado. Uma das causas mais comuns do inchaço é ficar muito tempo em pé ou sentado, pois para que a circulação venosa aconteça de forma mais fácil, é preciso ter contração da musculatura e isso acontece quando andamos.

Quando ficamos parados, tanto em pé, quanto sentado, temos um relaxamento dessas musculaturas e as veias precisam de muito mais esforço para retornar o sangue para o corpo. Ou seja, essa contração da musculatura comprime os vasos, comprime as veias e ajuda no retorno venoso. Para quem não pode caminhar, é importante de tempos em tempos fazer a contração da panturrilha. Evitar alimentos ricos em sal, que fazem retenção de líquido. Evitar bebidas alcoólicas em demasia pois o álcool favorece a vasodilatação.

Compartilhe esse artigo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!