Nem todas as frequências sonoras são percebidas pelo sistema auditivo, isto é, nem todos os sons que se percebem são interpretados pelo cérebro.
Além dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), também temos mais dois que são o sistema proprioceptivo e o sistema vestibular.
O sistema proprioceptivo supre o corpo com informações sobre o ambiente, permitindo ao organismo se orientar no tempo e espaço à medida que ele se movimenta.
O sistema vestibular é um processo complexo de definição de equilíbrio que envolve a recepção e a integração dos estímulos sensoriais e a execução do movimento, para alcançar a postura ereta do corpo.
Todos os humanos aprendem por vias sensitivas, tais como:
- Sensação – é o nível mais primitivo do comportamento, referindo-se unicamente à ativação de estruturas sensoriais. É a partir das sensações que o indivíduo pode perceber o mundo que o cerca.
- Percepção – constitui na tomada de consciência relativa a sensação em progresso. A eficiência da percepção depende de que o aparato neurológico seja capaz de converter, adequadamente, as sensações em impulsos elétricos.
É baseado na percepção que o indivíduo irá formar a imagem.
- Formação de imagem – refere-se à sensação ou informações já recebidas. Estão relacionadas aos processos de memória, as imagens formadas não se restringem apenas ao nível visual, são registros de percepções vindas de qualquer dos órgãos dos sentidos.
- Simbolização – habilidade descrita como exclusiva da espécie humana e que corresponde à capacidade de representar uma experiência de forma verbal ou não verbal.
- Conceituação – complexo processo mental que envolve capacidade de abstração, classificação e categorização.
Nas situações escolares, o interesse é indispensável para o aluno ter motivos para apropriar-se do conhecimento. A atividade cerebral e o ritmo neural devem ser vistos e respeitados pelo professor, que é o mediador dessa ação. O processo de aprendizagem compreende um caminho de amadurecimento neurobiológico do sistema nervoso central.