Como definir a persona do seu negócio

0decoracaojaneiro interna cópia 7

Se você já procurou estudar um pouco sobre marketing, é possível que já tenha ouvido falar no termo persona para designar a representação do cliente ideal de uma empresa. Mas qual é a necessidade de construir uma persona e como fazer isso?

Estipular um público-alvo é fundamental não apenas para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos oferecidos pela empresa, mas também para direcionar como a divulgação desse produto será feita. Em suma, toda a produção de conteúdo deve ser pensada em função das necessidades desse público – caso contrário, não importa quanto será investido na divulgação do negócio, não haverá muito retorno.

Um dos recursos utilizados para ajudar a direcionar as estratégias de marketing é a criação de uma persona, ou seja, a representação de um cliente ideal, com todas as principais características dos compradores. Essa representação – ainda que fictícia – deve ser pautada em dados reais, coletados com a ajuda da sua base de clientes, e refletir os comportamentos, motivações, objetivos e pontos de dor que existem em comum entre os compradores.

Para construir a persona do seu negócio, sugerimos algumas perguntas norteadoras:

Quais são as características físicas e psicológicas do seu potencial cliente?
Qual é o nível de instrução, cargo e ramo de atividades dele?
Quais são os seus maiores objetivos e dificuldades?
Especificando ainda mais, também é importante escolher um nome para a persona, estipular a sua idade, seu gênero, classe social, estado civil e quaisquer outras informações que você considerar relevantes de acordo com o seu nicho. Você pode também fazer mais de uma persona para o seu negócio – mas cuidado para não exagerar: muitas personas também dispersarão o seu foco, dificultando as estratégias.

Identificada a representação de cliente ideal, agora é partir para a construção de um conteúdo que leve em conta as dificuldades desse cliente e ofereça a ele as melhores soluções para os seus problemas!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!