Matérias e Colunas

COMO OS PROFESSORES PODEM SE ORGANIZAR PARA MANTER A PRODUTIVIDADE NO ENSINO À DISTÂNCIA

1interna cópia 4

 

O ensino à distância (EAD) já era uma modalidade em franco crescimento no Brasil, atingindo principalmente cursos livres e ensino superior, mas a pandemia do covid-19 acelerou um pouco mais este processo e com a finalização do 1º semestre letivo sem o retorno das aulas presenciais, muitos alunos têm repensado em aderir a esta modalidade.

O que é importante destacar que com o fechamento repentino das escolas em todo o Brasil e a adesão de boa parte da educação utilizando-se de plataformas digitais e outros recursos, é que estas aulas não podem ser consideradas como EAD, pois o ensino à distância possui uma metodologia diferenciada com materiais específicos, aulas gravadas e apresentadas em uma plataforma e com o acompanhamento de tutores. O que a maioria dos professores vem realizando para sanar a ausência das aulas presenciais, é a modalidade remota ou on-line, em que as aulas são ao vivo ou apresentadas preferencialmente no horário estabelecido e que a interação com o professor é constante e todo o conteúdo, avaliações e horários são adaptados para este momento emergencial.

Com o crescimento da EAD em todo o país, o campo de trabalho nesta área para o professor está em crescimento e tem se mostrado bastante promissor. Mas é preciso ter atenção, pois a EAD pressupõe, tanto para o professor quanto para  aluno, uma disciplina bem organizada, pois a flexibilização e a distância que podem ser um dos grandes motivadores, pode ser o maior vilão desta modalidade de ensino. Os professores que pensam iniciar ou que iniciaram suas atividades na EAD agora precisam estar bem preparados.

Um dos desafios do professor da EAD e, podemos colocar neste momento dos professores que estão trabalhando remotamente com seus alunos, é manter a produtividade em meio a todo o caos instalado. É importante entender que tanto para uma modalidade quanto para a outra, as adaptações realizadas são para garantir a qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Enquanto que para o professor da EAD existe um suporte tecnológico, os professores que estão trabalhando com aulas remotas estão reorganizando suas práticas pedagógicas e aprendendo novas habilidades sem muito suporte. Mas, algumas dicas para manter a produtividade, em tempo de pandemia, podem auxiliar a ambos.

Criar uma nova rotina – tentar manter a mesma rotina é inviável. O ideal é organizar um espaço de tempo solicitado pelas instituições e aquele que demanda do planejamento de acordo com os melhores horários dentro da sua casa e família.

Compartilhar as dificuldades e aprendizagens com os colegas – Dividir seus anseios, dúvidas e conquistas vão permitir um maior crescimento profissional.

Estabelecer exercícios físicos e de relaxamento – são atividades comprovadas que auxiliam na melhor disposição do corpo e consequentemente de suas aulas.

Preparar um local específico – o ideal é ter um espaço preparado tanto para organizar suas aulas, como para ministrá-las e ou gravá-las, isto permite ganho de tempo e maior foco.

Investir em criatividade – as atividades on-line gravadas ou não precisam ser diferenciadas das atividades presenciais, precisam ser mais atraentes, os conteúdos precisam de outras abordagens.

É preciso entender que o papel do professor nesta modalidade é de facilitador. Criando as possibilidades e se colocando à disposição dos alunos para uma melhor compreensão dos conteúdos.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!