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Habilidades Socioemocionais na escola

Uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) apontou que cerca de 35% de crianças e adolescentes no Brasil apresentaram quadros de depressão ou ansiedade após a pandemia da COVID 19.

Vemos cada vez mais crianças pequenas com uso ilimitado de telas, muitas com acesso às redes sociais, o que aumenta consideravelmente os níveis de ansiedade nas crianças.

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) apresentou como dados atuais que 1 em cada 36 crianças foram identificadas como autistas, o que significa que toda a sociedade precisa ser conscientizada sobre a importância da inclusão.

Estes são só alguns dados que mostram a urgência do tema habilidades socioemocionais serem trabalhados desde a infância. E a escola é um importante ator nesta missão.

Escolas tradicionais que até pouco tempo focavam (e defendiam) as aulas apenas nos conteúdos básicos (português, matemática, ciências, etc), já estão apresentando nos seus currículos tempos de aula dedicados à temas relacionados ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Isso é uma ótima notícia!

E melhor ainda é ser uma demanda das famílias, que está sendo vista e validada pelas escolas. Atualmente é discutido em esferas maiores do que a pedagógica sobre a importância da educação positiva, de limites com respeito. Este tipo de mudança de pensamento exige novos conhecimentos.

E este tipo de conhecimento hoje já pode ser aprendido também na escola desde crianças quando são ensinadas habilidades além das disciplinas básicas. Trabalhar as habilidades socioemocionais significa falar sobre as emoções, normalizando expressar o que sente de maneira consciente, aprendendo também ferramentas para que o seu sentimento e emoções não geres danos para o outro.

Por exemplo, é possível uma criança aprender que sentir raiva é normal e permitido, mas não é permitido agredir o outro por causa da raiva sentida por ela. Agora imagina toda uma geração com este tipo de competência, e ainda podendo compartilhar com outras pessoas?

Estes são só alguns dos ganhos na sociedade quando as crianças aprendem sobre habilidades socioemocionais, que não ajuda apenas a criança, mas toda a sociedade. E este é um tema que também precisa ser trabalhado com as famílias.

Na MiniMe Educação Infantil, escola de educação infantil localizada no Rio de Janeiro, as habilidades também são trabalhadas com as famílias, através de rodas de conversas com os pais e reuniões com especialistas.

Avançaremos muito enquanto sociedade quando esta for uma disciplina obrigatória em todas as escolas, inclusive na rede pública!

Quem Diana Quintella

Diana é psicóloga, com MBA em Gestão de Pessoas e Mestrado em Administração pela Universidade de Tours, na França

Desenvolveu sua carreira na área Recursos Humanos tendo atuado em grandes empresas por mais de 15 anos, sempre com foco em Desenvolvimento Organizacional.

Na área acadêmica, ministra disciplinas em MBAs com temas relacionados à Gestão de Pessoas. É apaixonada por crianças, por educação, por gente.

Socioemocionais * Artigo publicado pela colunista Diana Quintella, Diretora Operacional da Escola de Educação Infantil MiniMe (@diquitella)

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