Seu joelho estala com frequência? Na maioria das vezes, isso é saudável, mas se vier acompanhado de dor e inchaço, é preciso ficar de olho e não deixar uma possível lesão passar despercebida.
É comum ouvir o barulho quando você está descendo ou subindo escadas, agachando, correndo e caminhando. Isto não significa que você tem uma doença.
Os estalos podem ser causados por vários fatores, como a falta de alongamento e movimento após tempo de repouso. Em outros casos, ainda sem gravidade, pode ser por conta do estouro das bolhas que existem no líquido sinovial, que lubrifica e protege a articulação.
Pessoas com alteração na anatomia também costumam ouvir estalos com frequência, como quando a patela não desliza tão livremente no sulco do fêmur.
Agora, se os estalos são frequentes e associados com dor, aumento de volume ou sensação de areia no joelho, uma lesão pode estar presente. Entre as causas de estalo por lesão, é possível apontar a condromalácea que é a lesão na cartilagem da patela, lesão de menisco e algumas lesões ligamentares.
É preciso consultar um médico ortopedista para descobrir exatamente a causa e começar o tratamento adequado.