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A importância do Marketing de Influência em seu negócio

Comprar um produto, depois de alguém em que confiamos ter nos aconselhado sobre ele, traz uma sensação de tranquilidade e a certeza de que vamos gostar do que foi adquirido. Esse é o poder dos influenciadores digitais!

Quantas vezes já não pedimos a opinião da família e dos amigos, seja para comprar um produto, uma roupa de festa ou, até mesmo, um apartamento e um veículo? Estar em contato com o outro — e, por consequência, sob a sua influência — é uma condição humana.

Mas o que isso tem a ver com o seu negócio?
Dentre as diferentes facetas do marketing e devido ao advento das redes sociais, o marketing de influência tem se destacado no mercado online e pode agregar muito valor às estratégias da sua empresa.

Pensando nisso, neste artigo, mostro o que são e quais os principais tipos de influenciadores digitais, além de listar algumas dicas de como usá-los para vender mais.

Como usar o Marketing de Influência para alavancar sua marca ou negócio?

Para que você possa utilizar o marketing de influência é necessário, antes de mais nada, que defina seu público alvo. Há algumas plataformas que reúnem perfis de influenciadores e que você pode utilizar para descobrir aqueles que mais se adequam ao seu objetivo. Algumas delas são:

. Digital Influencer;
.Hubble;
.Celebryts;
.Airfluencers.

Recreio
Letícia Fellicio é palestrante e influenciadora digital.

Para entrar em contato com eles, ofereça amostras de seu produto ou convide-os para conhecer seu espaço ou serviço.

Lembre-se que o marketing de influência não lida primeiramente com dinheiro. Os digital influencers normalmente escolhem os produtos aos quais querem se associar por considerá-los relevantes, de forma que possam proporcionar maior valor à sua comunidade.
É importante ter sempre em mente que o marketing de influência se baseia em relacionamentos, por isso quanto melhor for sua comunicação com os influenciadores parceiros, melhor para o seu negócio.

Quais as vantagens em usar o Marketing de Influência?

A principal vantagem no Marketing de Influência é o seu custo-benefício.
A um custo muito, muito menor que na publicidade tradicional é possível obter um resultado proporcionalmente muito melhor.

O marketing de influência é muito mais que uma tendência da Era Digital: é uma realidade, que cresce e se aprimora a cada dia. O quanto antes uma empresa estabelece esta estrutura de marketing, melhor para seu crescimento e divulgação de sua marca nas redes.
De acordo com o Manifesto dos Influencer Marketing, o marketing de influência está evoluindo muito rapidamente e é o mais poderoso do século XXI.

Vantagens que o Marketing de Influência oferece:

1 – Aumenta a confiança na marca:
O aumento da confiança na marca pode ser considerado uma grande vantagem do marketing de influência. Isto porque faz muito mais sentido confiar no que um usuário de determinado produto fala sobre ele que naquilo que a própria marca fala sobre seu produto.

Dessa forma, os influenciadores digitais contribuem para aumentar a credibilidade das marcas, além de ajudarem a reforçar os posicionamentos das empresas que divulgam.
Normalmente, os influenciadores digitais conquistam sua audiência por se tornarem autoridade em determinado ramo, de maneira que aquilo que eles falam e fazem é levado em consideração por seus seguidores.

Essa relação de proximidade que é estabelecida entre seguidores e influenciadores gera uma sensação de confiança muito forte, por parte do seguidor, em relação àquilo que o influenciador digital está dizendo. E esta relação de confiança é o que mais influencia no momento da decisão de compra.

2 – Atinge o público de maneira efetiva:
Para que uma pessoa seja considerada influenciadora digital, é necessário ter uma boa quantidade de seguidores. Estes seguidores representam a audiência dos influenciadores digitais, que se constitui justamente por se interessar pelo conteúdo postado pelo influenciador.

Portanto, pode-se dizer que ao escolher um influenciador digital para firmar parcerias você está escolhendo o público que deseja atingir através dele. Desta forma, é importante definir de antemão o seu público alvo para, então, pesquisar pelos influenciadores que melhor podem te atender.

É muito mais fácil obter bons resultados quando se sabe o que falar e a quem falar, por isso é crucial a definição do público alvo, bem como a análise de dados.

A partir da análise de dados, é possível entender o comportamento do público frente à ações de marketing e planejar as próximas a partir dos resultados desta análise. É importante ter em mente que nem sempre a melhor opção para o seu negócio é fechar parcerias com grandes influenciadores digitais, que tem milhões de seguidores.

Além da dificuldade de se chegar até eles, pode ser que o grande público alcançado por eles não gere resultados positivos para você pela falta de segmentação. A depender da situação, pode ser muito mais vantajoso escolher um micro influenciador digital, que tenha influencia local e um público bem segmentado para o seu negócio, por exemplo.

3 – Melhora a visibilidade da marca:
Atualmente, tem estado cada vez mais em voga a preocupação das marcas com questões sociais, ambientais e humanitárias. Essa humanização é uma tendência que reforça a importância dos valores e conceitos que fazem parte da construção de uma marca.

Empresas com políticas questionáveis e posturas reprováveis tendem a perder credibilidade no mercado. Nas redes sociais, há uma liberdade muito grande de posicionamento e exposição de opiniões, de maneira que as empresas estão mais suscetíveis ao olhar atento dos consumidores em relação a estas questões.
Da mesma forma, marcas que adotam posturas louváveis chamam atenção do público de forma positiva.

Os próprios influenciadores digitais ficam conhecidos por suas opiniões, atitudes e posturas. Essa originalidade gera reconhecimento e identificação por parte do público, que se torna seguidor. Por isso, é importante que, ao escolher um digital influencer como parceiro, as empresas se atentem para o que ele representa, verificando se os valores da empresa podem ser refletidos no perfil do influenciador, que deve reforçar o posicionamento da marca, não prejudicá-lo.

4 – Aumenta o poder de alcance da marca:
Se sua marca é divulgada por um digital influencer, automaticamente ela já se torna mais conhecida, pelo menos entre os seguidores do influenciador que fala sobre ela. Além disso, associar sua marca a um influenciador digital pode fazer com que ela apareça em melhores posições no ranking do Google, em função do uso de tecnicas de SEO. Por isso, para pequenos negócios e marcas que buscam maior reconhecimento ou espaço na internet, o marketing de influência pode ser extremamente útil.

5 – Influencia o comportamento de compra:
A divulgação de seu serviço ou produto por meio de um digital influencer pode ser extremamente positiva para aumentar suas vendas, uma vez que o influenciador pode conduzir estratégias próprias para atingir seu público-alvo, que tem mais identificação com ele que com as marcas que anuncia.

Ao divulgar um produto ou serviço, o digital influencer tem a possibilidade de ajudar a aumentar as vendas justamente pela credibilidade que tem com seus seguidores.
O influenciador digital pode trazer novos clientes para seu negócio e ajudar a fidelizar antigos clientes.

Além do Marketing de influência, há outras meios para se investir, aumentar a popularidade de sua empresa, conquistar mais clientes e, por consequência, vender mais: é o caso do investimento em Marketing Online com o Google ADS, uma maneira mais simples de atingir um raio muito maior de pessoas e potenciais compradores para seu negócio.

* Artigo da palestrante e influenciadora digital Letícia Fellicio (@leticiafellicio).

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