Matérias e Colunas

Categoria:

Mulheres com obesidade sentem mais fogachos durante a menopausa?

Há evidências que sim. Um estudo demonstrou que mulheres com obesidade abdominal sentem mais queixas físicas nos anos anteriores à menopausa – período conhecido com perimenopausa – e após ela se instalar.

Os sintomas chamados de “vasomotores”, que são exteriorizados sob a forma de fogachos ou calores, são também mais prevalentes nessa população. Um outro estudo também mostrou que mudanças no estilo de vida que resultavam em perda de peso também foi associada à redução dos fogachos.

Sabemos que os fogachos pioram muito a qualidade de vida nesta fase. Mas o maior medo das mulheres ao entrar no climatério é o ganho de peso. Buscar estratégias para o controle do peso seria importante, pois impactaria também no controle dos fogachos.

A terapia hormonal (TH) é segura e é a melhor opção, não só para o tratamento dos fogachos, mas também de outras consequências da menopausa, como a síndrome genitourinária e a perda de massa óssea, além de oferecer benefícios cardiovasculares, cognitivos e à sexualidade. No entanto, existem contra-indicações que precisam ser avaliadas na consulta médica.

Terapias alternativas à TH, bem como o tratamento da obesidade e sobrepeso, podem melhorar a qualidade de vida e a saúde da mulher nesta fase da vida. Marque sua consulta para uma avaliação.

fogachos* Artigo da Dra. Marcia Wagman, médica endocrinologista há mais de 20 anos, que juntamente com Dr. Armando Wagman, gastroenterologista e endoscopista digestivo, inauguraram a Clinica Wagman.

A clínica fica na Av. das Américas, 19.005 / Torre 2 /salas 412 e 413 – Edifício comercial Absolutto Business Towers no Recreio dos Bandeirantes/ Rio de Janeiro.

Para saber mais sobre nós, acesse o www.clinicawagman.com.br

Bibliografia utilizada como referência para o artigo:
Hurtado; Weight again in Midlife womwn. Curr obes rep 2024
Hohl A.,Rosoni M., MeirellesR. Guia Pratico em endocrinologia feminina, andrologia e trangeneridade—1 ed.—São Paulo: Ed Clannad 2022

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!