No mundo dos negócios, a Resiliência é a competência do momento! Isso deve-se ao fato de que segundo pesquisas, cerca de 80% dos profissionais tem suas competências diminuídas frente a um ambiente de pressão, mudança ou instabilidade. Isso explica ainda, porque muitos empreendedores apesar de possuírem grandes ideias, e uma enorme vontade de vencer, desistem pelo caminho.
Profissionais e empreendedores resilientes, são protagonistas da própria história, buscam e promovem mudanças estratégicas e necessárias em prol de seus objetivos, não se abatem frente às adversidades, e detectam sinais de oportunidade sem ficar olhando para o lado negativo das situações. Para o resiliente o nome crise pode facilmente ser substituído por desafio!
Assim, concluímos que a resiliência nada mais é do que a nossa capacidade de suportar à pressão, situações adversas; de nos reconstruirmos, nos reinventarmos.
Mas como isso é possível? Uma boa notícia, a resiliência é treinável e seguem abaixo algumas dicas para que você possa desenvolvê-la:
- Exercite o Autocontrole:
Paciência não é um dom que nasce com todos, e você pode sim chorar e se descabelar se for para desabafar e te manter calmo após isso. O real segredo mora em compreender, que a adversidade é passageira.
- Pergunte-se, e entenda que não é fim!
Por que tal fato ocorreu? Qual o meu grau de responsabilidade nisso? O que posso fazer para amenizar ou transformar a situação? Eu escolho adubar o problema ou buscar uma solução?
- Seja flexível
Não. As coisas nem sempre vão acontecer como você quer, e por isso se adaptar às mudanças é essencial.
- Ao invés de se vitimizar, aprenda lições
Quando você tem uma experiência negativa, concentre-se nas lições positivas que você pode aprender com isso.
- Tenha atitude positiva
Talvez essa seja a parte mais difícil. O que recomendo é olhar para trás e ver o quanto você conquistou até agora. Quais obstáculos você já driblou e a força que utilizou para isso. E por fim, acredite! Se você não acreditar em si mesmo, e no seu poder de transformar o presente, ninguém mais o fará