Você sabia que a forma como você respira pode impactar diretamente a estética do seu abdômen? A respiração é um ato tão natural que, muitas vezes, não prestamos atenção à forma como o fazemos. No entanto, essa simples ação pode influenciar tanto a aparência do abdômen quanto a recuperação de condições como a diástase abdominal.
A respiração adequada desempenha um papel fundamental na ativação dos músculos abdominais profundos. O padrão correto para se respirar deve expandir a caixa torácica, direcionando o ar para os pulmões, e não para o abdômen.
Quando você respira “estufando” a barriga, isso aumenta a pressão intra-abdominal e envia um sinal para os músculos do abdômen ficarem relaxados e distendidos o tempo todo, resultando em flacidez.
Como saber se você está com a respiração errada?
Siga esses passos simples para avaliar sua respiração: Deite-se de barriga para cima, com as pernas flexionadas. Coloque uma mão sobre o peito e a outra sobre o abdômen.
Puxe o ar pelo nariz e solte pela boca.
Ao respirar, perceba se o ar vai predominantemente para a mão sobre o abdômen ou para a mão sobre o tórax.
É normal que o abdômen se mova durante a inspiração, mas a respiração não deve ser predominantemente nessa região.
Como corrigir?
Se você percebeu que respira estufando a barriga, há solução! É possível reprogramar seu padrão respiratório por meio de treinos específicos.
Adotar a respiração correta é uma ferramenta poderosa tanto para tratar a diástase abdominal quanto para reduzir a circunferência do abdômen, diminuindo a pressão interna sobre a parede abdominal.
Ajuste sua respiração e veja a diferença não só na estética, mas também na saúde do seu abdômen!
* Artigo da colunista Érica Henriques, Fisioterapeuta especialista em tratamento abdominal pós-parto, diástase e harmonização. Para mais informações, clique aqui!