Estamos entrando no último trimestre de 2019, já com 2020 batendo à porta e nesta hora muitas empresas já começam a desistir de 2019 e ficam num compasso de letargia aguardando o novo ano que todos apostam que será muito melhor. Mas aí eu pergunto: o que você está fazendo para garantir que o próximo ano será realmente diferente? E por que já desistir de 2019?
Eu trabalhei por mais de 20 anos em empresas multinacionais, principalmente nas áreas de vendas e estratégia. Por volta de julho, preparávamos o plano de vendas do próximo ano. Isso nos dava uma bússola de onde ir e do que correr atrás de forma focada.
Hoje em dia, faço mentoria de muitas empresas e startups e vejo um gap estratégico na hora de se preparar um plano de vendas. Na verdade, vejo poucos planejando. Parece que existe uma atração pelo desconhecido e na busca de clientes através de indicações ou na hora do desespero.
Mais do que um plano bem feito para 2020, uma organização bem-sucedida não entrega os pontos nunca. É incansável na busca por seus objetivos e leva, até o apagar das luzes, projetos que a façam faturar mais. Eu já discuti contratos de alguns milhões de dólares no dia 31 de dezembro e que me ajudaram demais na gestão da minha área.
Seis dicas para você vender mais e melhor:
1) Se planeje, não deixe a corrente te levar, saiba o quê, como, para quem e quando vender;
2) Treine você e seu time de vendas, existem técnicas que auxiliam demais em não deixar valor na mesa;
3) Vender não é apenas empurrar um produto, a grande magia das vendas é conseguir passar valor num produto, preço se discute depois;
4) Avalie quais clientes você pode perder durante um ano e já tenha um plano para recuperar seu faturamento;
5) Tenha metas agressivas de vendas, coloque seu time de vendas para vender de forma incansável e os remunere ou recompense por isso;
6) Não desista de 2019. Fique alerta até o último momento, quando a concorrência entrar de férias, você estará lá para agarrar o mercado e começar 2020 bombando.