Matérias e Colunas

Categoria:

Você sabe o que é inteligência relacional?

Alexander Costa é CEO do Grupo Gestão GMA, especialista em Desenvolvimento Humano, Liderança, Carreira, Consultor de Negócios e Empreendedorismo. Recreio.

Inteligência Relacional é aquela que diz respeito à forma como você se relaciona consigo, com o outro e com o mundo. É o saber ligado aos relacionamentos intrapessoal e interpessoal. Reconhecer suas individualidades é um dos pontos de partida para desenvolver esse tipo de inteligência, que é o caso aplicado em relacionamento intrapessoal.

Alexander Costa é CEO do Grupo Gestão GMA, especialista em Desenvolvimento Humano, Liderança, Carreira, Consultor de Negócios e Empreendedorismo. Recreio.
Praticar o autoconhecimento e ter empatia é fundamental para poder desenvolver a inteligência relacional.

Trata-se também de um exercício constante de autoconhecimento cujos benefícios podem ir além do individual, no caso de praticar o relacionamento interpessoal.

Existe também a Inteligência Emocional, que é a capacidade do ser humano de lidar com as suas próprias emoções, o que está diretamente ligado à Inteligência Relacional.

Hoje em dia, as empresas e as oportunidades de trabalho não estão surgindo somente para pessoas com enormes capacidades técnicas em determinadas áreas, que é a Inteligência Adquirida, baseadas apenas na Inteligência Racional e sim para profissionais capazes de interagir com diversos cenários e mudanças rápidas, suscitando a necessidade de pessoas inteligentes emocionalmente também para lidar bem com tudo isso, profissionais com a capacidade de autocontrole, habilidades sociais e nível de autoconhecimento, isto é, inteligência relacional.

A pandemia e a relação com o homeoffice, por exemplo, trouxeram bem a tona estes tipos de inteligência, seja no que diz respeito à liderança, gestão de equipes ou mesmo ao desenvolvimento do próprio trabalho, isso porque, vivemos algo nunca visto antes, que impactou em cheio o mercado de trabalho e obrigou as organizações e os colaboradores a anteciparem o que já estava por vir: novas modalidades de trabalho.

Para aprender a lidar com estes desafios, foi necessário saber utilizar tanto a inteligência relacional para lidar com o outro, fortalecer a confiança e entrega; como a emocional, para gerir as emoções diante das dificuldades e anseios vividos.

Praticar o autoconhecimento e ter empatia é fundamental para poder desenvolver a inteligência relacional e isso com certeza ajudará você a crescer cada vez mais. Boa sorte na sua jornada!

* Artigo publicado pela colunista Alexander Costa, que é CEO do Grupo Gestão GMA, especialista em Desenvolvimento Humano, Liderança, Carreira, Consultor de Negócios e Empreendedorismo.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!